A+ A A-

“A geminação é o encontro de municípios
que tornam público a sua união para actuar
dentro de uma perspectiva europeia, para
contrastar os seus problemas e para
desenvolver entre si, laços de amizade cada
vez mais estreitos.”
Jean Bareth

 

A geminação é uma forma de dar a conhecer um país, uma região, o meio ambiente, os seus habitantes, os seus hábitos, os seus valores, as suas músicas, gastronomia, entre outros, através de um intercâmbio bilateral ou mesmo multilateral, onde é possível, por um lado, trocar ideias e experiências e por outro, desenvolver projectos conjuntos sobre questões de interesse comum, pelo que o desempenho, por parte de todos os intervenientes, favorece o desenvolvimento significativo para a comunidade europeia.
Assim, as iniciativas de geminação contribuem para o estabelecimento de relações cada vez mais estreitas e profundas entre inúmeras autarquias. É hoje um instrumento único de aproximação dos cidadãos europeus, facultando a todos, uma experiência pessoal enriquecedora, através de uma partilha de prazeres.
As condições de geminação entre Tondela e Lannemezan assentam principalmente, nas semelhanças estruturais e comportamentais entre as duas comunidades. Essas semelhanças remetem, fundamentalmente, para as montanhas envolventes, o Caramulo e os Pirinéus, a exploração agrícola e pecuária, a produção vinícola, industrial, entre outras, mas principalmente, a vontade mútua de descobrir, cooperar, interagir e fazer das divergências um enriquecimento pessoal através da amizade criada.
Por outro lado, esta geminação é uma porta aberta para outro país, um pouco através de França e das 70 famílias portuguesas em Lannemezan. O processo de geminação é um fortalecimento da Europa, com a preocupação de unificar cada nação através do desenvolvimento e da segurança num espaço de liberdade.

Lannemezan – França

A cidade de Lannemezan fica situada a sudoeste de França, a 550 metros de altitude nos Pirinéus Centrais. Encontra-se no fuso de três cidades, Bayonne, Toulouse e Perpignan e a cerca de 50 Km da cidade de Lourdes.
Por se situar nos Pirinéus, Lannemezan dispõe de uma natureza sem igual. A floresta, os rios, as cascatas que marcam a paisagem de forma singular, transmitem um único e maravilhoso bem-estar, podendo desfrutar de actividades ao ar livre.

Em Junho de 1995, uma delegação de Tondela visita Lannemezan e é assinado o Protocolo de Geminação entre as duas cidades.

Em 2005, comemorou-se o 10º aniversário entre Tondela e Lannemezan. Dez anos de amizade e de iniciativas objectivando a união e a amizade de cidadania entre dois países diferentes pela sua cultura, pelos seus usos e costumes, pelas limitações patentes entre as comunidades, mas ultrapassada pela “ fonte de saber e de amizade”.


Esta união entre Tondela e Lannemezan, tem-se verificado cada vez mais estreita, onde os cidadãos e autarcas de ambas as cidades e os seus intervenientes, através das associações que intervêm no intercâmbio, têm vindo a dar um contributo importante para a construção europeia e para reforçar os laços de amizade que cada vez mais se demonstram fortalecidos.
Na génese das relações entre as duas cidades, encontram-se actividades que perduram desde o primeiro intercâmbio.

A visitar:
www.lannemezan.fr (site do Município)

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife