A+ A A-

Heráldica

Constituição Heráldica da Bandeira, Armas e Selo do Município de Tondela
De prata, com uma laranjeira de sua cor frutada de ouro, arrancada e com o tronco de negro acompanhada de duas bestas de vermelho. Coroa mural de prata de cinco torres. Bandeira de um metro quadrado oitavada de amarelo e verde. Listel branco com letras pretas, cordões e borlas de ouro e verde. Lança e hastes de ouro.


Indica-se o campo de armas de prata , porque este metal em heráldica denota humildade e riqueza, qualidades próprias da terra que na sua humildade produz o sustento para os seus naturais.
A laranjeira representa a grande importância que os frutos têm na região, é o símbolo do valor agrícola. Os frutos de ouro simbolizam a fidelidade, o poder e a liberdade, qualidades heráldicas deste metal e representam as condições locais, correspondendo os vinte e seis frutos a outras tantas freguesias que constituem o Concelho. A laranjeira tem o tronco negro e é arrancada do mesmo esmalte, que significa a honestidade e representa terra em todo o seu valor.


As bestas, significando a índole guerreira dos antigos habitantes do Vale de Besteiros são representadas de vermelho, porque este esmalte representa, heraldicamente, ardis e vitórias.
Como a laranjeira, representativa de valor agrícola local é de verde pintada de ouro, são estas as cores que têm de compor a bandeira, a coroa mural de cinco torres é o distintivo designado às cidades.

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife