20 Set. 2011

Almeida Henriques, Secretário de Estado Adjunto da Economia e Desenvolvimento Regional na Inauguração da FICTON 2011

“O empreendorismo da Câmara Municipal de Tondela é um exemplo para as restantes autarquias do País”
Música, artesanato, gastronomia, ofertas empresariais, foram alguns dos importantes destaques de mais uma edição da FICTON 2011. Durante quatro dias, no interior do pavilhão, estiveram presentes 52 empresas e instituições e no exterior 42 artesãos, destacando-se ainda a feira das freguesias que voltou a ser uma realidade, assim como a exposição de aves.

Na sessão de abertura, Carlos Marta mostrou a sua preocupação pelo quadro actual da economia do nosso país, mas afirmou que o executivo da Câmara Municipal de Tondela, não parou, “com muito trabalho, rigor, determinação para encontrar soluções alternativas, prosseguiu a sua árdua tarefa para continuar com o Concelho em Movimento, levando por diante “um conjunto muito significativo de investimentos estruturantes.” Neste sentido, e integrado nas festas da cidade, adiantou o autarca que iriam ser apresentadas as obras da “Praça de Besteiros” e da 2ª fase do Parque Urbano, com investimento de 2.500.000,00€ e do Arquivo Municipal, com um investimento no valor de 400.000,00€. O Presidente da Câmara dirigiu as últimas palavras para todos os participantes/expositores, que estiveram na FICTON. “São uma prova de persistência e muita coragem...Em tempos tão difíceis não ficaram em casa, à espera que alguém lhes resolva os seus problemas. Estão aqui com as suas empresas – comércio e indústria, artesanato, para afirmar as suas marcas e negócios e também o seu talento.”
Carlos Marta dirigiu-se a Almeida Henriques, no sentido de levar e transmitir este exemplo ao Sr. Ministro da Economia e Sr. Primeiro-ministro, referindo que “nesta terra, neste Concelho de gente fantástica e trabalhadora, todos acreditamos que é possível dar a volta a toda esta crise e voltar a ter um país a crescer e a ser mais justo e solidário. Acrescentou “que as pessoas e empresas estão disponíveis para arriscar e colocar as suas competências e criatividade ao serviço de Portugal e ultrapassar as dificuldades que enfrentamos”.
O Secretário de Estado, Almeida Henriques, no seguimento do discurso do Autarca, afirmou que o Concelho de Tondela é um bom exemplo a nível nacional, lembrando que os empresários em momentos de grande crise, estão a conseguir resistir com responsabilidade social, preservando as competências e os postos de trabalho.
Ainda no seu discurso, Almeida Henriques, referiu que a FICTON é uma iniciativa que contribui o fortalecimento da economia e lembrou também que “este é um ponto de encontro entre as pessoas, que permite que um Concelho como Tondela mostre aquilo que de melhor tem.”
Para o governante, este certame para além de ser um grande “momento de convívio entre as pessoas, é uma forma de aproximar as empresas dos consumidores pelo que é um investimento que faz todo o sentido.”
Após a cerimónia, todos os stands foram visitados pela comitiva, que em momento de grande festa e animação assistiu ao espectáculo da Cantora “Áurea”.