27 Set. 2011

Inaugurada exposição de Instrumentos Musicais Chineses no Mercado Velho

Foi inaugurada na passada sexta-feira, dia 23 de Setembro, na galeria do Mercado Velho, mais uma importante exposição temporária do museu municipal Terras de Besteiros. Desta feita uma exposição internacional versando Instrumentos Musicais Chineses.
Viajando pelo mundo inteiro, está em Portugal desde 2009, tendo percorrido já quinze municípios do Centro e Norte do país. Em Tondela estará patente ao visitante até 16 de Outubro.

Esta exposição que tem o apoio da embaixada da República Popular da China em Portugal, é uma oportunidade única para todos os tondelenses conhecerem mais de perto uma das mais antigas culturas do mundo, com um passado histórico milenar e cheio de acontecimentos. Num total de cerca de 50 instrumentos musicais de sopro, cordas e de percussão, fabricados em osso, pedra, madeira, bambu e terracota, o público visitante pode apreciar instrumentos e réplicas dos mais antigos instrumentos do mundo, ficando a conhecer a evolução da história musical chinesa e, ao mesmo tempo, compará-la com os instrumentos musicais ocidentais.
E para realçar a importância histórica e cultural deste evento em Tondela, deslocou-se até nós a Sra. Li Weikun, Conselheira Cultural da Embaixada da China, para juntamente com os autarcas do município e todos os visitantes que se deslocaram ao mercado velho, inaugurarem tão distinto evento.
Presente na cerimónia oficial a Senhora Vereadora Carla Pires, que presidiu à sessão acompanhada pelo Sr. Vereador Pedro Adão, o Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes e o Sr. Comissário da exposição, Paulo Sá Machado, responsável pela itinerância em Portugal e amigo de longa data de Tondela.
Intervindo para a vasta audiência ali presente, a Sra. Conselheira Cultural aproveitou a oportunidade para saudar em nome da República Popular da China todo o povo português e a Cidade e o Concelho que agora recebe esta magnífica exposição. Expressou a alegria que é ver concretizada mais uma parceria cultural entre a China e Portugal, fazendo votos para que os visitantes desta exposição saibam tirar proveito.

Pela autarquia a Sra. Vereadora agradeceu a disponibilidade e o empenho da Sra. Conselheira cultural em se deslocar a Tondela e permitir que a Cidade usufruísse de tão importante acontecimento cultural. Referiu a dinâmica criada em torno do museu municipal, quer em termos da sua exposição permanente, quer na planificação das suas actividades anuais. Como pólo cultural de atracção da cidade, o museu é mais um importante contributo de afirmação de todos os tondelenses. Finalizou a sua intervenção, realçando a importância didáctica e pedagógica da exposição que agora é apresentada em Tondela, e que revela a riqueza da tradição e da música chinesa e as suas profundas relações com a realidade cultural indiana, iraniana e da Ásia Central.
De seguida o sr. comissário presenteou todos os visitantes com uma cuidada explicação dos principais instrumentos expostos, fazendo a demonstração prática de alguns deles. Após uma troca de lembranças, a sra. Li Weikun quis brindar com as autoridades autárquicas, fazendo uma saudação com vinho espumante, produto de exportação para a China de uma conceituada marca de vinhos produzidos no concelho de Tondela.
A exposição estará patente no Mercado Velho de 23 de Setembro a 16 de Outubro, com o seguinte horário. De segunda a sexta, das 10.00 h às 12.30 h; das 14.00 h às 18.00 horas. Aos Sábados e Domingos das 15.00 h às 19.00 horas. A entrada é livre.