10 Out. 2011

DIA MUNDIAL DO ANIMAL CELEBRADO NA E.B 2,3 DE LAGEOSA DO DÃO

Na manhã do passado dia 04 de Outubro, o Município de Tondela, através dos Serviços de Coordenação e Controlo Higio-Sanitário (S.C. C.H), comemorou na sede do Agrupamento de Escolas da Lageosa do Dão o Dia Mundial do Animal.
Este evento, de natureza lúdico-pedagógica foi dirigido aos alunos dos Jardins de Infância e do 1.º CEB da área de influência deste agrupamento e teve como objectivo principal sensibilizar a comunidade escolar para a defesa dos direitos dos animais.
Foram dinamizadas diversas actividades, nomeadamente:

- Interacção das crianças com os animais do Canil Municipal de Tondela;
- Projecção de apresentações sobre a temática da extinção de algumas espécies e o abandono dos animais de estimação: - Acção de sensibilização acerca da adopção responsável e da problemática do abandono exponencial dos animais, onde foram distribuídos diversos panfletos informativos elaborados pelos S.C.C.H da Câmara Municipal de Tondela: “Os animais são nossos amigos… Protege-os”; “Presentes do seu cão…No chão, NÃO!”; “Cuidados a ter com o seu animal de estimação”; “A Identificação Electrónica nos animais de companhia.”
- Demonstrações cinotécnicas (técnicas de obediência e busca de drogas) com dois binómios (Homem-Cão) da GNR de Santa Comba Dão;
- Exibições de vários passos com os cavalos da patrulha de cavalaria da GNR de Viseu, onde foi dada a oportunidade às crianças de montarem a cavalo;
- Pinturas faciais e modelagem de balões.
Foi uma manhã plena, dedicada aos Direitos dos Animais e à Preservação da Natureza, no qual se transmitiu conhecimentos e cultivou os valores morais, a bem da educação integral das crianças e da civilidade pública, no intuito de ajudar a formar cidadãos conscientes e responsáveis para com os animais.