Realizou-se no dia 30 de Janeiro p.p, o 1º Torneio de Boccia do Desporto Escolar que decorreu no Pavilhão Desportivo Municipal, organizado pela Cooperativa “Vários” de Tondela. Estiveram presentes mais de 70 participantes das seguintes Instituições de Ensino: EB 2.3 de Santa Comba Dão EB 2.3 de Mundão – Viseu EB 2.3 de Marvoselos – Viseu EB 1.2 de Santa Cruz da Trapa – S. Pedro do Sul APPACDM – Repeses – Viseu Cooperativa “Vários” – Tondela. O Boccia é uma modalidade desportiva muito praticada nos nossos dias, especialmente por cidadãos portadores de deficiência cuja capacidade Técnica já levou ao podium vários portugueses, entre os quais o nosso conterrâneo João Alves (nascido e residente no Botulho/ Tondela) que foi Campeão Olímpico em 1988, Campeão do Mundo em 1991, e Campeão Europeu em 1993.

Actualmente no nosso Concelho, esta modalidade desportiva começa a ter muitos adeptos. Os Agrupamentos de Escola, mercê do empenho de alguns Professores de Educação Física e dos Apoios Educativos (Ensino Especial), têm participado nos Jogos Desportivos do Concelho, onde a Cooperativa “Vários” organiza o quadro competitivo do Boccia. É de realçar o trabalho empenhado e o esforço, de alguns anos, dos Técnicos desta Instituição de Solidariedade Social, que muito têm dado à modalidade e ao Concelho. A Cooperativa “Vários” coordena o Boccia nos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela organizando anualmente várias acções de formação para árbitros, muitas campanhas de sensibilização nas Escolas EB 2.º e 3.ª ciclo do Concelho, para além das concentrações competitivas onde se têm reunido várias centenas de participantes. Torna-se assim fundamental continuar a incutir o gosto pelo jogo de Boccia deixando um desafio aos Professores dos Apoios Educativos e de Educação Física dos Estabelecimentos de Ensino do Concelho de Tondela: - Boccia na Escola, Um Desporto para Todos! - Jogue e ensine a jogar os seus alunos. Inscreva-os e participe nos Jogos Desportivos do Concelho de Tondela! Qualquer informação complementar pode ser obtida na Cooperativa “Vários” (232812703) ou na Divisão de Desporto do Município de Tondela (232811122- Telefone e Fax).