28 maio 2007

1º Rally Roller da Circular Nascente em Tondela

Decorreu, no dia 27, o 1.º Rally Roller em Carrinhos de Rolamentos, numa organização conjunta da CCRD de Santiago de Besteiros e da Câmara Municipal de Tondela. Esta prova teve uma grande adesão de público e de participantes (exactamente 50, no total). Os participantes presentes deslocaram-se de Vila Nova de Famalicão (2), Arouca (2), Sabrosa (3), Santa Marta de Penaguião (2), Nelas (7), Seia (3), Oliveira do Hospital (5), Tábua (6), Coimbra (6) e de várias localidades do nosso concelho (14). O local escolhido para a realização do evento, a circular Nascente, nas traseiras do edifício do município de Tondela, uma descida de 700 metros, ligeiramente acentuada, com duas curvas nas rotundas e outra em forma de cotovelo, além da possibilidade da prova ser vista na sua totalidade pelo público, reúne as condições ideais de segurança para a prática desta modalidade.

O conjunto de carrinhos foram divididos em três categorias: - carrinhos de construção em madeira com rolamento normal; - carrinhos de construção em metal com rolamento normal; - carrinhos construídos em qualquer material mas com alteração nos rolamentos. A organização contou com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Tondela, da Guarda Nacional Republicana e com a ajuda de muitos patrocinadores para cumprirem o objectivo deste evento. Desta forma houve a possibilidade de oferecer a todos os concorrentes lembranças de participação e ainda 16 taças, ficando assim distribuídas: Classificação: Carrinhos de Madeira - Trofeu ERA® Imobiliária: 1.º - Ricardo Santos (Tondela); 2.º- António Guilherme (Nogueirinha – Oliveira do Hospital); 3.º - Abel Almeida (Tondela). Carrinhos de Metal – Trofeu Rui Costa e Sousa & Irmão S.A.: 1º - Tiago Moreira (Nelas); 2º - Ricardo Simões (Sobral – Coimbra); 3º - Pedro Pacheco (Santiago de Besteiros – Tondela). Carrinhos com Rolamentos Alterados – Trofeu Ficha D’Ouro: 1.º - Carlos Silva (Arouca); 2.º - Tiago Borges (Sobral – Coimbra); 3.º - Pedro Amado (Sobral - Coimbra). Trofeus de Participação: Equipa mais numerosa – Sobral Power de Coimbra, com 6 elementos; Participante mais jovem – Abel Bruno Almeida de Tondela, com 8 anos; Participante menos jovem – José Pinto Costa de Carvalhal Redondo – Nelas, com 51 anos; Participante feminina – Daniela Mendes de Lageosa – Tábua; Participante de mais longe – Equipa da Escola Profissional FORAVE de Vila Nova de Famalicão (2 x 200 Km); Participante com acidente mais espectacular – Marco Andrade de Molelos – Tondela; Carrinhos mais original – WC Pato – Joaquim Simões de Nogueirinha – Oliveira do Hospital.