23 Jul. 2015

Campanha “PARA QUE RECORDES O VERÃO, NÃO TENHAS UM APAGÃO!”

O Município de Tondela associa-se ao Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e Dependências (SICAD), do Ministério da Saúde, na divulgação da campanha “PARA QUE RECORDES O VERÃO, NÃO TENHAS UM APAGÃO!”, campanha para intervenção em festas e festivais de verão, um dos contextos privilegiados pelos jovens no verão.

Na sequência das alterações à Lei do Álcool introduzidas pela entrada em vigor do Decreto-Lei n.º 106/2015, de 16 de junho, nomeadamente tendo como objetivo a redução do consumo, proíbe a venda e cedência de álcool a menores, considerou-se de extrema importância passar esta mensagem aos jovens de uma forma clara objetiva e apelativa.
O ponto de partida desta campanha foi a elaboração de um vídeo com mensagens, que prendessem a atenção dos jovens. São dicas para melhorar a qualidade da estadia/permanência num festival e/ou festas e para informar sobre a alteração à Lei do Álcool na perspetiva do jovem/consumidor, e que se resume às seguintes 3 grandes linhas:
1) A lei proíbe o consumo de álcool a menores de 18 anos;
2) A lei aplica-se a todas as bebidas alcoólicas;
3) Qualquer pessoa que dê álcool a menores de 18 anos pode ser penalizada.