20 Jul. 2007

Visita de Estudo ao Sul de França

Realizou-se nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de Abril uma visita de estudo ao sul de França, província de Alpes Côte D´Azur na cidade de Toulon, integrada no Curso de Especialização em Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios, em que esteve presente o técnico do GTF, Eng.º Carlos Jorge.

Objectivos gerais: contacto com os diversos actores locais da região mediterrânica do sul de França, implicados no processo de Defesa da Floresta Contra Incêndios, fazendo a introdução à formação em Planos de Defesa da Floresta Contra Incêndios de novos conhecimentos e realidades de outras regiões que têm o mesmo problema.

Objectivos específicos: - legislação relativa à prevenção de incêndios florestais, e quadro administrativo e técnico dos P.I.D.A.F. (Plan Intercomunal de Defense et Amenagemant Forestier); - produção florestal (especialmente sobre problemas de reflorestação da floresta ardida e sua gestão); - defesa da floresta contra incêndios; - organização da prevenção, alerta, vigilância e combate aos incêndios florestais.

Organismos oficiais visitados: - Association Syndicale Libre de la subéraie varoise; - Conseil Général du Var; - Direction Départementale de L´Agriculture et de la Forêt du Var ; - Service Départementale D´Incendie et de Secours (S.D.I.S.)