06 Ago. 2007

Presidente da Câmara na Freguesia do Guardão

No passado dia 5 de Agosto, ao final da manhã, o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, acompanhado pelos Srs. Vereadores, deslocou-se à Freguesia de Guardão. A visita oficial do Sr. Presidente da Câmara Municipal, àquela freguesia marcava o início de uma jornada plena de significado durante todo aquele dia, com passagens pelo Tourigo, Souto Bom (Caparrosa), Sra. da Esperança (Mouraz) e Santiago de Besteiros. Depois da recepção ao Sr. Presidente da Câmara Municipal, no edifício do Posto de Turismo do Caramulo e após um breve compasso de espera naquele local deu-se inicio à cerimónia de assinatura de protocolo entre, por um lado, o Município de Tondela e a Fundação “Abel de Lacerda” e, por outro, entre o Município de Tondela e a Freguesia de Guardão.

O primeiro daqueles protocolos constitui-se como uma importante parceria estabelecida entre aquelas instituições no sentido da realização, por parte da Fundação, através do seu Museu do Caramulo, de um conjunto de eventos – exposição temporária da colecção de arte do museu, uma exposição ligada à colecção automóvel e a realização do Motorclássico – Salão Internacional de Automóveis e Motociclos Clássicos, a realizar na FIL, em Lisboa – de impacto significativo para a região. Por outro lado, no que respeita aos dois protocolos celebrados com a Junta de Freguesia de Guardão, eles revelam a coesão, a solidariedade municipal com a as Freguesias e a continuidade das parcerias estabelecidas no sentido de dar uma resposta mais eficaz, mais célere e mais racional às necessidades das populações, no caso concreto a assinatura dos dois protocolos ascendeu ao montante de 70.000 € e destinavam-se a apoiar financeiramente a requalificação de alguns espaços públicos e à construção de muros de suporte e vedação na área da Freguesia. Seguidamente, foi apresentada de forma simbólica uma nova página electrónica de divulgação e promoção turística do Caramulo e da sua serra e das suas gentes, numa iniciativa conjunta da Junta de Freguesia, da Desafios Caramulo, do Museu do Caramulo e do Hotel do caramulo, com o apoio da Câmara Municipal e da Região de Turismo Dão Lafões. O Sr. Director Delegado da Fundação Abel de Lacerda, Engº Tiago Patrício Gouveia abriu o ciclo de intervenções manifestando a sua satisfação pela parceria público privada estabelecida entre o Município de Tondela e o Museu do Caramulo. Já o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, manifestou igualmente a sua natural satisfação, durante a sua intervenção pela visita do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela e pelos apoios que, por este, eram concedidos. A encerrar este momento, no uso da palavra, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, mostrou-se igualmente satisfeito pelas parcerias estabelecidas indo de encontro à resolução dos problemas das populações. Já em momento posterior, o Sr. Presidente da Câmara Municipal presidiu igualmente à inauguração do Parque do Caramulinho, um espaço verdadeiramente aprazível e de qualidade para quem visita aquele local, agora dotado com algumas infraestruturas capazes de proporcionar momentos de lazer a quem se dirige aquele local. Por último, durante um animado almoço convívio, os presentes tiveram a oportunidade de confraternizar entre si, culminando da melhor forma uma importante jornada de sucesso, para a Freguesia do Guardão.