O passado dia 13 de setembro foi um dia marcante para o Concelho de Tondela no que diz respeito a políticas de Juventude.

Em parceria com o CNJ, o Município de Tondela acolheu jovens provenientes de vários concelhos do distrito de Viseu com o intuito de realizar uma auscultação, com o objetivo de promover o debate entre os jovens e decisores públicos sobre prioridades, implementação e acompanhamento da cooperação europeia em matérias de juventude.
Conhecer a posição dos jovens, proporcionar espaços e identificar atores que potenciem a implementação de políticas de juventude e aproximá-los das respetivas organizações sãos os objetivos que o Município de Tondela pretende alcançar com este tipo de ações, adquirindo assim maior conhecimento das expetativas e perceções dos jovens, consolidando os mecanismos criados para a participação dos mesmos.
Com início pelas 10h na Biblioteca Tomaz Ribeiro, os jovens interagiram e apresentaram as suas ideias, explorando as mesmas com a ajuda dos facilitadores da bolsa de formadores e facilitadores em educação não formal do CNJ.
Acompanhados pelo Vereador Pedro Adão e por Miguel Torres, responsável do projeto Tondela+10, os jovens tiveram oportunidade de visitar o espaço FICTON e conhecer ao pormenor algumas das políticas de juventude adotadas pelo Município. Da parte da tarde, no edifício do Mercado Velho, tiveram a oportunidade de apresentar e discutir as suas propostas com os decisores políticos presentes.
De seguida com a presença do Presidente do Município de Tondela, Dr. José António Jesus, Carlos Santos, representante do Município de Braga e da Fundação Bracara Augusta, restantes vereados do Município de Tondela e presidente da Mesa da Assembleia Municipal inaugurou-se a nova Loja Europa Jovem de Tondela.
A Loja Europa Jovem é um instrumento operacional do Pelouro da Juventude da CM Tondela para implementar, ao nível local, serviços de informação juvenil com vocação europeia e serviços de apoio ao setor da juventude e do associativismo em modalidades como projetos europeus de juventude, formação ENF, mobilidade de jovens, voluntariado e apoio ao movimento associativo da Rede Associativa de Tondela.
Com esta visão integrada, o Município de Tondela pretende aproximar cada vez mais as suas políticas de juventude aos seus principais atores, os jovens, quer no esforço continuado na dotação de infraestruturas, quer nos serviços disponibilizados.