28 Set. 2016

Município de Tondela apresenta investimento da empresa Eberspächer no concelho

O Presidente da Câmara de Tondela apresentou hoje, em conferência de imprensa realizada nos Paços do Concelho, o investimento do grupo alemão Eberspächer no concelho, onde será instalada uma nova fábrica de tecnologia de escape.

O grupo alemão Eberspächer irá instalar na Zona Industrial do Lajedo uma fábrica de tecnologia de escape, cuja produção deverá arrancar no início no terceiro trimestre de 2017, e cujo edifício de produção e logística irá albergar cerca de 120 postos de trabalho no local, até final de 2017, num total de 500 funcionários até 2020.
No início da sua intervenção, o Presidente do Município de Tondela, Dr. José António Jesus, salientou a forte satisfação e orgulho que este investimento constitui para o território.
O processo de negociação para a instalação desta nova unidade no concelho de Tondela decorreu ao longo dos últimos dois anos e foi fruto de um trabalho de cooperação estratégica que, num primeiro momento, o Município desenvolveu quer com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal – quer com a Câmara de Comércio Luso-Alemã.
O autarca acrescentou ainda que “este investimento potencia a política que definimos e que sempre prosseguimos durante este mandato e que assenta na criação e consolidação de um território capaz de atrair investimento, criar postos de trabalho e gerador de riqueza económica e social. Acreditamos, como afirmado por diversas vezes, que os territórios só verdadeiramente se desenvolvem se forem capazes de serem geradores de emprego.”
No seu entender, e com a instalação desta unidade, Tondela tornar-se-á "indiscutivelmente no concelho com maior potencial industrial instalado na região".
Ao longo do seu discurso, o Presidente do Município recordou que o primeiro investimento do ‘cluster’ automóvel se realizou há 25 anos, com a instalação da Huf Portuguesa, seguindo-se a Avon e Brose; para além de contar ainda com empresas de outras áreas como a Fresenius Kabi, Bodum, Gialmar, Interecycling, entre outras.
O Presidente da Câmara Municipal de Tondela reforçou também o anseio de dotar o concelho com condições favorecedoras para a atração e fixação de pessoas. Assim, o Município encontra-se a construir um plano de dinamização do investimento imobiliário, envolvendo diferentes agentes, para que se possa alargar o mercado disponível, diversificando a oferta para atrair e fixar um maior número de pessoas e famílias, contribuindo para uma revitalização do tecido demográfico, acompanhando desta forma a capacidade de atração económica do território.
A nova fábrica da Eberspächer irá fornecer componentes de ‘Hot-End' e ‘Cold-End' para veículos a gasóleo e gasolina, a fábricas de construtores de automóveis europeus em Espanha, Portugal e no norte de Marrocos. Isto inclui sistemas de escape completos, filtros de partículas de gasolina e catalisadores.
A Eberspächer é um dos líderes mundiais de desenvolvimento e fornecimento de sistemas para a tecnologia de escape, aquecedores para veículos e sistemas de ar condicionado para autocarros. É também um parceiro inovador competente da indústria automóvel na área dos sistemas de ar condicionado para veículos especiais e na eletrónica automóvel.
Em 2015, o grupo empresarial, com presença internacional e com mais de 8.600 trabalhadores, obteve um volume de negócios de aproximadamente 4,4 mil milhões de euros.
De acordo com a informação prestada pela empresa, e no que respeita ao recrutamento de recursos para a nova unidade, as pessoas interessadas em apresentar a sua candidatura poderão fazê-la através do endereço de e-mail:
Ainda segundo a empresa, está previsto uma primeira fase de avaliação e recrutamento de operadores de máquinas (soldadura e embalamento) e técnicos de manutenção (eletricidade e mecânica) já no início de novembro.