28 Nov. 2016

Município de Tondela atribui bolsas a alunos do Ensino Superior

A Câmara Municipal de Tondela irá atribuir, esta semana, um conjunto de bolsas de estudo para alunos do Ensino Superior, naturais do concelho de Tondela que se candidataram à mesma. Esta é uma medida que o executivo decidiu tomar como forma de reforço do investimento na educação, em especial na área do Ensino Superior.

A candidatura a este apoio, que decorreu entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro, é uma medida direcionada a jovens estudantes do concelho que se encontrem numa situação socioecónomica difícil, com o objetivo de reforçar a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino superior, incentivando a prossecução dos estudos para além do ensino secundário.
Conscientes das dificuldades económicas que afetam alguns agregados familiares e que constituem sérios obstáculos ao prosseguimento de estudos dos seus descendentes, entendeu, o Município de Tondela, que a criação desta bolsa agora atribuída é, para além de uma forma de estimular a frequência de cursos superiores, um investimento no tecido económico, social e cultural do concelho, dotando-o de quadros técnicos superiores, de forma a contribuir para um maior e mais equilibrado desenvolvimento.
Puderam candidatar-se à bolsa todos os alunos com comprovado empenho e dedicação no seu percurso letivo e que, simultaneamente, evidenciaram uma situação socioeconómica com baixo rendimento per capita. Como fator de majoração foi, ainda, dada uma significativa prioridade às famílias mais numerosas.
Cientes que os alunos bolseiros têm uma necessidade urgente deste pequeno, mas importante contributo para os seus estudos, entende o Município fazer o pagamento da primeira tranche, correspondente a metade da bolsa, ainda antes do final do ano, ficando a segunda tranche para o segundo semestre letivo.