13 Fev. 2017

ILUMINAÇÃO PÚBLICA- EVOLUÇÃO, MODERNIDADE E EFICÁCIA

Bem recentemente levámos a conhecimento público aquele que certamente é um dos principais investimentos a realizar pelo Município de Tondela no domínio da Iluminação Pública – a implementação de um plano de eficiência energética.

Assim anunciámos que, numa 1ª fase durante o inverno, seriam religadas/substituídas por LEDs as lâmpadas nos locais mais prioritários, e onde a iluminação pública é fator de proteção e segurança, sem descurar a importância da sustentabilidade, eficácia e eficiência da medida.
Tendo-se iniciado a primeira fase em dezembro de 2016, podemos observar neste momento, que se encontram religadas/ substituídas cerca de 1000 focos, designadamente nas freguesias de Lobão da Beira, Tonda, Lajeosa do Dão, Santiago de Besteiros, Campo de Besteiros, União de Freguesias São Miguel e Sabugosa, União de Freguesias Caparrosa e Silvares, e União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas, às quais se seguirão as restantes freguesias, sendo propósito da Câmara Municipal concluir esta primeira intervenção nos próximos meses.
Esta alteração corresponde a um investimento significativo, exclusivamente do Município, realizado com receitas próprias, sem qualquer tipo de financiamento comunitário, que permite, através da utilização de tecnologias inovadoras recentes, obter ganhos diversos, associando os ganhos de consumos aos ganhos ambientais.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA-  REMODELAÇÃO E MANUTENÇÃO
A EDP Distribuição é a entidade responsável pela gestão e manutenção da rede de Iluminação Pública Municipal de Tondela, ao abrigo do contrato de concessão da rede entre esta entidade e o Município renovado em 2001.
Composta por mais de 18 000 focos de luminárias, milhares de Km de cabo, centenas de postos de transformação, de diferentes idades e características técnicas, trata-se de uma infraestrutura que, pelas suas características, é alvo de anomalias frequentes, necessitando de intervenções permanentes, quer preventivas quer corretivas, sendo espelho disso as 113 lâmpadas fundidas que foram substituídas e as 141 avarias na rede verificadas apenas desde o início deste ano.
A título de exemplo refiram-se as intervenções recentemente verificadas nas diversas freguesias do concelho, originadas pelas condições climatéricas adversas, onde as chuvas intensas e os ventos fortes provocaram quebras de fornecimento de energia e anomalias de equipamentos, designadamente em armários de distribuição e luminárias, como é o caso da União de Freguesias Tondela e Nandufe, em particular na ZIM de Tondela.
No seguimento da soliticação da Câmara Municipal de Tondela, a EDP Distribuição efetuou, ao longo desta semana, diversas reparações, entre as quais se destacam as da ZIM de Tondela, Av. das Comunidades e Av. de Portugal, substituindo essencialmente lâmpadas fundidas e reparando armários de distribuição.
Sublinha-se ainda o empenho do Município na promoção da remodelação e manutenção da rede de iluminação pública, salientando-se as obras realizadas em 2016 ao abrigo do contrato de concessão com a EDP, tais como a substituição de luminárias obsoletas em 2016 (1.400 luminárias de vapor de mercúrio por vapor de sódio), e as remodelações das redes de baixa tensão e iluminação pública na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros/Tourigo (Borralhal), Freguesia de Castelões (Ribeiro), União de Freguesias de São João do Monte/Mosteirinho (São João do Monte), Freguesia de Tonda (Póvoa de Rodrigo Alves), Freguesia de Ferreirós do Dão e União de Freguesias de S. Miguel de Outeiro/Sabugosa (Sabugosa).