10 Out. 2007

Encontros com a escritora Luísa Ducla Soares em Tondela

No dia 22 de Outubro, Dia das Bibliotecas Escolares, a Biblioteca Municipal de Tondela recebe a visita da escritora Luísa Ducla Soares. Considerada uma das mais relevantes escritoras portuguesas de Literatura Infantil, Maria Luísa Bliebernicht Ducla Soares de Sottomayor Cardia entende que o contacto directo com o público infantil é da maior importância para a promoção da leitura. O humor aliado à fantasia e ao non-sense constitui uma das marcas distintivas da sua escrita: a irreverência da narrativa, chamando a atenção do leitor para situações absurdas e comportamentos determinados pelo preconceito, desmontados através de jogos de palavras, contribui para a tomada de consciência, por parte dos jovens, de uma multiplicidade de possíveis interpretações do mundo em que vivem. Autora muito apreciada pelo público e pela crítica, Luísa Ducla Soares viu em 1986 o seu livro «Seis Histórias de Encantar» receber o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura para Crianças pelo Melhor Texto do Biénio 1984-1985.

Dez anos mais tarde foi-lhe atribuído o Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra. No decurso da sua actividade profissional – é assessora responsável pela Área de Pesquisa e Informação Bibliográfica da Biblioteca Nacional – desenvolveu trabalhos de investigação bibliográfica com vista à organização de diversas exposições e catálogos sobre Literatura Infantil. Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com o livro de poemas «Contrato», em 1970. Escreveu 26 guiões televisivos que constituem a série sobre língua portuguesa «Alhos e Bugalhos». No campo musical editou, em 1999, um CD intitulado «25», com letras de sua autoria e música de Susana Ralha. A UNICEF e a OIKOS organizaram em 1990 uma maleta pedagógica baseada no seu conto «Meninos de todas as cores», como apoio ao projecto escolar e exposição «Um Mundo de Crianças». Concebeu a «Página dos Mais Novos» do site da Presidência da República Portuguesa na Internet. Dedicada especialmente à literatura para crianças e jovens, publicou mais de meia centena de obras neste domínio. As suas obras encontram-se traduzidas em diversos línguas, nomeadamente francês, catalão, basco e galego. Em 2004 foi nomeada para o Prémio Hans Christian Andersen da IBBY (International Board on Books for Young People), geralmente considerado o Prémio Nobel da Literatura para a Infância.