18 Ago. 2017

Estado de calamidade decretado pelo governo devido ao calor e risco de incêndio

Face à previsão de calor extremo e consequente agravamento do risco de incêndio durante os próximos dias, em particular no fim-de-semana, o Governo declarou situação de calamidade nos distritos do Interior Norte e Centro, onde o concelho de Tondela está também incluído.

Assim, o Município de Tondela alerta toda a população para adotar comportamentos preventivos face às altas temperaturas, recomendando o uso de roupa leve e a ingestão de líquidos, nomeadamente água, em particular nas faixas etárias mais sensíveis, como sejam idosos e crianças. No período de maior calor, deve-se evitar a exposição ao sol, a realização de esforço físico, bem como a ingestão de bebidas alcoólicas ou açucaradas.
Para a prevenção do risco de incêndio, o Município alerta também para a tomada de medidas preventivas. Neste contexto, solicita-se à população que não faça fogueiras, queimas ou queimadas, não se fume na floresta, não lance pontas de cigarro para fora da viatura quando circular de automóvel; especialmente no interior ou junto a áreas florestais, limpe o mato e arvoredo, numa distância mínima de 50 metros em torno de habitações, guarde em local seguro, lenha, combustíveis e outros produtos inflamáveis que possua, não use máquinas sem proteção de faíscas de combustão, não deixe matos nem resíduos florestais cortados no interior das áreas florestais, Se notar a presença de pessoas com comportamentos estranhos, observe e informe sobre as características que possam conduzir à sua identificação.
Em caso de incêndio florestal, alerte com a máxima urgência os bombeiros através do 112, número nacional e gratuito.
Colabore na prevenção e preservação de um bem que é de todos!