24 Nov. 2017

TONDELA + INCLUSIVA COM PROGRAMAÇÃO DIVERSIFICADA

O Município de Tondela, em colaboração com a ACERT, irá assinalar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com um vasto programa de iniciativas que decorrerão entre os dias 1 e 5 de dezembro, numa ação denominada TONDELA + INCLUSIVA.

Na sexta-feira, dia 1 de dezembro, a Biblioteca Municipal de Tondela receberá um “À Conversa Com… Jorge Pina” pelas 21h00, numa fantástica conversa sem guião com este ex-campeão nacional de boxe e atual atleta invisual paraolímpico.
Para o sábado, dia 2 de dezembro, está marcado um debate pelas 10h00, com a Professora da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisbora, Doutora Sofia Santos. Este debate acontecerá, igualmente, na Biblioteca Municipal de Tondela e terá como tema “Existe mesmo vida após a Escola?”.
No domingo, dia 3 de dezembro, o Teatro Trigo-Limpo ACERT preparou a apresentação da peça “INDIFERENÇA”. A sessão terá início pelas 21h30 e é aberta ao público em geral. Esta mesma peça repete no dia 4 de dezembro para o público escolar e no dia 5 de dezembro para o público sénior das IPSS.
Importa lembrar que o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência é uma data assinalada no dia 3 de dezembro, promovida pelas Nações Unidas (ONU) desde o ano de 1992. O objetivo passa por promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, mobilizando a defesa pela dignidade, direitos e bem-estar das pessoas com deficiência. Com a sinalização deste dia também se procura aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.
Todo o programa é completamente gratuito, incluindo a peça de teatro, pelo que fica o convite a toda a população para participar ativamente nas diferentes ações.
Na organização desta iniciativa, o Município de Tondela e a Acert contam com a colaboração do CLDS3G, da Universidade Sénior, da Assol, da Cooperativa Vários e dos Agrupamentos de Escolas de Tondela.