06 Dez. 2017

Evento solidário do ‘The Day After’ apresentado em Sangemil

A discoteca The Day After, em Viseu, vai reabrir apenas na noite de 16 de dezembro para acolher um evento solidário, em que a totalidade da bilheteira será entregue a instituições ou particulares dos concelhos da região, que foram afetados pelos incêndios.

A conferência de imprensa de apresentação da iniciativa solidária, intitulada “The Day After – Uma Noite por Todos”, decorreu na tarde de 05 de dezembro em Sangemil, freguesia da Lajeosa do Dão, concelho de Tondela.
Durante a apresentação do evento, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, explicou que as verbas a entregar ao concelho de Tondela serão canalizadas para reforçar o apoio aos pequenos agricultores.
“Se existe vontade pública para dar uma resposta assertiva para a reabilitação das primeiras habitações, no que diz respeito à atividade do setor primário, os recursos disponíveis são manifestamente insuficientes. Devemos conduzir os apoios que nos sejam facultados nesta corrente solidária, tal como está a acontecer com a conta solidária do município e outros apoios que estão a surgir, precisamente para reforçar o apoio a estes pequenos agricultores”, justificou.
No seu entender, é essencial recuperar o potencial produtivo da atividade primária. “Tudo isto pode parecer que nada tem a ver com turismo, mas tem muito a ver, pois se não repusermos a atividade primária, o potencial ecológico e paisagístico terá um impacto brutal na desvalorização do nosso potencial turístico”, apontou.
Ao longo da sua intervenção, José António Jesus recordou que os incêndios de 15 e 16 de outubro percorreram quase 180 quilómetros quadrados do concelho de Tondela, provocando vários danos e prejuízos no setor económico, nomeadamente na indústria e no setor primário, para além da perda de vidas humanas.
“Os dados fechados esta manhã [dia 05 de dezembro] ainda não são definitivos, mas são os mais atualizados, sendo este o concelho que, infelizmente, tem mais primeiras habitações atingidas pelos incêndios. Neste momento são 219 primeiras habitações atingidas, num universo que ultrapassa as quatro centenas de habitações, sendo que algumas são segundas habitações e outras devolutas”, informou.
A apresentação do evento contou com a presença do presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, que destacou que os prejuízos “foram avultadíssimos” nos oito concelhos afetados pelos incêndios.
Como “as compensações do Estado não os vão cobrir”, o autarca de Carregal do Sal considerou ser muito importante arranjar fundos de outra forma, para tentar ajudar os agricultores que ficaram praticamente sem nada. “As pessoas vão desistir se não tiverem ajuda”, sustentou.
Já o representante do Grupo Visabeira, José Arimateia, revelou que a Associação Mutualista do Montepio já ofereceu 20 mil euros para esta causa.
A este montante será somado o valor conseguido na bilheteira, cabendo depois à CIM Viseu Dão Lafões o encaminhamento do dinheiro, consoante as necessidades identificadas.
A noite solidária na discoteca The Day After vai contar com a presença do jornalista José Alberto Carvalho e do músico Paulo Gonzo, que “são pessoas que têm ligações fortes à região”. A animação estará a cargo de vários dj’s.