17 Jan. 2018

Livro “Alvorecer da Imprensa de Tondela” apresentado no próximo sábado

“Alvorecer da Imprensa de Tondela” é o título do livro da autoria do jornalista Zé Beirão, que será apresentado no próximo sábado, dia 20 de janeiro, no Mercado Velho de Tondela. O lançamento da obra está agendado para as 15:00 e conta com o apoio do Município de Tondela.

Este é o terceiro trabalho do autor, que em 2009 editou a “A Arte do Tempo” e em 2016 “Caramulo – a magia da serra e das gentes”.
O seu mais recente trabalho aborda “um século de história na imprensa de Tondela”. “Nunca, até agora, foi elaborada uma coletânea da história da imprensa de Tondela ao longo dos tempos e já lá vão 128 anos sobre o aparecimento do primeiro jornal. Sendo ela, em primeira instância, quem faz a história das terras onde surgiu, à falta de outras plataformas públicas no campo da cultura, tem sido, sem dúvida, uma falha, que agora se pretende colmatar, com o presente trabalho”, justificou.
Ao longo de mais de 350 páginas, Zé Beirão recorda aquele que considera ser o fundador do jornalismo em Tondela, Alexandre de Castro Coelho, propondo-se ainda “dar a conhecer as grandes e pequenas obras do século e a prestação dos elencos camarários que serviram o Município nestes últimos 128 anos”.
Nesta ocasião será também inaugurada uma exposição com cerca de meia centena de fotografias e desenhos do autor. Esta exposição estará patente até dia 17 de fevereiro no Mercado Velho de Tondela.