19 Jan. 2018

Palestra “Plenas Manifestações de Risco em Tondela” agendada para dia 23 de janeiro

O professor da Universidade de Coimbra, Luciano Lourenço, apresenta, no próximo dia 23 de janeiro, a palestra “Plenas manifestações de risco em Tondela - algumas causas e medidas de prevenção”.

A primeira palestra está agendada para as 10:30 no Auditório Municipal de Tondela, repetindo-se a sessão às 14:30 na Escola Básica 2,3 de Campo de Besteiros.
Neste encontro, destinado aos alunos do ensino básico, terá lugar uma apresentação genérica dos principais riscos que afetam Portugal, para enquadramento e caraterização dos mais frequentes no concelho de Tondela: incêndios florestais e os riscos provocados pela presença de água.
Depois, com o objetivo de evitar ou, nesta impossibilidade, de pelo menos minimizar os danos causados pelas plenas manifestações de risco, abordar-se-ão as respetivas causas e as medidas de prevenção que se devem tomar em cada uma dessas manifestações.
Luciano Lourenço é detentor de uma vasta experiência e conhecimentos sobre a prevenção de riscos, sendo atualmente diretor do Núcleo de Investigação Científica de Incêndios Florestais (UC), coordenador da Linha de Investigação sobre “Riscos e Catástrofes” do CEGOT - Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território (UC, UP e UM) e presidente da direção da RISCOS - Associação Portuguesa de Riscos, Prevenção e Segurança.
Entre outras funções, o orador foi coordenador nacional do PROSEPE - Projeto de Educação e Sensibilização da População Escolar para a prevenção de incêndios florestais através da educação, diretor geral da Agência para a Prevenção de Incêndios Florestais e presidente da direção da Escola Nacional de Bombeiros.