21 Jun. 2019

Presidente da República na inauguração da Farmácia da Lajeosa do Dão

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença, no dia 19 de junho, na inauguração da nova Farmácia da Lajeosa do Dão, construída a poucos metros da extensão de saúde local.

Recorde-se que as instalações da antiga Farmácia da Lajeosa do Dão foram atingidas pelos incêndios de outubro de 2017, passando a funcionar provisoriamente no edifício da Junta de Freguesia.
Na altura, o farmacêutico Hugo Ângelo não baixou os braços e conseguiu que a população continuasse a ter medicamentos disponíveis no dia a seguir aos incêndios, naquele espaço improvisado.
O novo edifício representou um investimento de cerca de 400 mil euros, contando com o apoio de aproximadamente 200 mil euros no âmbito do Programa Repor.
Durante a inauguração das nova Farmácia, Hugo Ângelo sublinhou que nunca se sentiu só nesta jornada, destacando os apoios transversais que recebeu.
“Destaco o apoio da Junta de Freguesia da Lajeosa do Dão, que cedeu instalações durante um ano e oito meses, a Câmara Municipal de Tondela que sempre nos deu todo o apoio, da parte do setor das Farmácias, a Associação Nacional das Farmácias, o Infarmed,  a Ordem dos Farmacêuticos, vários laboratórios e a incansável equipa desta farmácia”, referiu.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitou a ocasião para evidenciar que é preciso fazer de tudo para que não mais se repitam os incêndios de 2017 e evidenciou a garra destas populações na reconstrução do que as chamas destruíram.
Marcelo Rebelo de Sousa vincou também que uma das conquistas do 25 de Abril é o direito à saúde, não podendo haver portugueses de primeira ou de segunda, aludindo à  necessidade dos serviços estarem próximos das pessoas.
A par deste desejo, falou do futuro e do que representa ter mais natalidade para que estes "Portugais" continuem a ter futuro.