24 Jun. 2019

«O Dragão Guloso e a Eleição da Fada Camélia» na Biblioteca Municipal de Tondela

A escritora Paula da Costa Ventura esteve, no dia 22 de junho, na Biblioteca Municipal de Tondela, a fazer o lançamento do seu livro infantil «O Dragão Guloso e a Eleição da Fada Camélia».

A vereadora da Educação e da Ação Social, Sofia Ferreira, abriu a sessão, destacando as ligações profundas que ligam a autora ao concelho de Tondela, mais exatamente a Tourigo, aldeia onde cresceu e onde está sediado o Centro Social do Tourigo – IPSS, a cuja direção preside atualmente.
Sobre a escrita de Paula Ventura, Sofia Ferreira referiu que é variada e rica em assuntos da atualidade. Por fim, agradeceu a escolha de Tondela para fazer o lançamento do «Dragão Guloso e a Eleição da Fada Camélia», um ato de descentralização da oferta cultural face aos grandes centros urbanos.
A apresentação do livro coube a Marta Catarina Rosa, jornalista da Rádio Emissora das Beiras, em jeito de entrevista à autora, onde se focaram alguns aspetos da sua vida, as fontes de inspiração, a redação da história e a criação das personagens.
A sessão encerrou com a intervenção de Raquel Costa, atriz do Trigo Limpo – Teatro ACERT, que fez a leitura expressiva de alguns excertos da história.
«O Dragão Guloso e a Eleição da Fada Camélia» é um livro que se destina a crianças entre os 8 e os 12 anos. Seres do imaginário tradicional – dragões, fadas e animais falantes – envolvem-se numa muito disputada campanha eleitoral onde não faltam notícias falsas, intrigas e mistérios. No final, o objetivo é conseguir que seja escolhido(a) o(a) candidato(a) mais preparado(a) para melhorar a vida na floresta e realizar sonhos.
A autora aborda, pois, de forma lúdica e descomplicada, o sistema eleitoral, um tema atual e tradicionalmente da esfera dos adultos, permitindo às crianças criar, desde cedo, a perceção dos seus direitos e dos seus deveres enquanto cidadãos. Como sublinhou, o livro não pretende ser uma lição de moral, mas sim uma reflexão em torno de valores importantes, como a honestidade, a esperança, a generosidade e a justiça, essencial num mundo onde é necessário encontrar a sustentabilidade económica, ambiental e cultural. E é neste mundo, continuou, que os políticos, e os cidadãos em geral, enfrentam grandes exigências em termos da criação de ideias e de soluções para os problemas mais urgentes. Foi com esta mensagem em mente que decidiu fazer o lançamento do livro em 2019, ano de eleições europeias e legislativas.
Paula da Costa Ventura é licenciada em Gestão e Desenvolvimento Social pela Universidade Católica Portuguesa e trabalha como freelancer na Certificação de Entidades de Ensino e de Formação. Nascida em Angola e criada em Tourigo, reside atualmente em Vila Nova de Gaia. «O Dragão Guloso e a Eleição da Fada Camélia» é o seu segundo livro, após «O Dragão Guloso», publicado em 2015.