28 Out. 2019

Tondela presente na Conferência do Plano Nacional de Leitura 2027

A vereadora da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira, acompanhou, no dia 25 de outubro, a deslocação da equipa da Rede de Bibliotecas de Tondela à Conferência do Plano Nacional de Leitura 2027, que decorreu em Lisboa.

A terceira conferência do PNL2027 foi dedicada ao elogio da leitura como forma de enaltecimento do lugar que esta mantém no nosso tempo e da consciência do seu papel em benefício das sociedades.
No total, Tondela marcou presença com 10 elementos, nomeadamente professores bibliotecários de ambos os agrupamentos, a chefe de Divisão da Educação e ainda representantes das direções de ambos os Agrupamento de Tondela.
Em Lisboa o grupo reuniu com a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas, Helena Duque e com a Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Teresa Calçada, uma figura incontornável com ligações ao concelho de Tondela.
Ao longo do evento foram apresentados vários projetos, tendo discursado várias personalidades do mundo do livro e da leitura, das quais se destacaram três antigos ministros da educação: Guilherme d’Oliveira Martins, Maria de Lurdes Rodrigues e Isabel Alçada.
Durante a conferencia foi entregue o Prémio Ler+ 2019, cujo objetivo é o de reconhecer, anualmente, o trabalho realizado por entidades ou individualidades em prol da melhora dos índices de leitura dos portugueses e da promoção do gosto pela leitura e pela escrita.
Este ano, a associação ANDANTE foi a merecida vencedora deste prémio, cujo valor ascende aos 10 000€.
Para o Município de Tondela veio a vontade de continuar a fazer mais e melhor pelos leitores que habitualmente já frequentam a Rede de Bibliotecas de Tondela (Municipal e Escolares), mas também e em especial de outros que, não frequentando, o possam vir a fazer no futuro.