30 Out. 2019

Atividades do Dia Mundial da Alimentação

No âmbito do projeto “+ Saúde, +Sucesso”, dinamizado pelo Município de Tondela, em parceria com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, cofinanciado pela União Europeia através de Fundos Sociais Europeus, foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação.

Para assinalar este dia, os alunos da Escola Secundária de Tondela, pertencente ao Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, tiveram oportunidade de, entre outras atividades, assistir à confeção de um “bolo saudável”.
Esta iniciativa teve como objetivo sensibilizar a comunidade educativa para a importância de realizar refeições intercalares (lanches) de forma mais saudável. Para isso, foi organizado um workshop dinamizado pelo Chef João Coimbra e Nutricionista Emília Rodrigues, em que os alunos assistiram à confeção, em tempo real, de um bolo com utilização de ingredientes saudáveis, onde o açúcar não constou.
Ao longo do workshop, foi esclarecida a importância nutricional de diversos alimentos, assim como alternativas saudáveis para outros. No final, terminou-se com uma degustação daquele que foi o resultado da atividade e cuja ficha técnica pode ser consultada na página do Agrupamento de Escolas.
Nessa mesma manhã, por considerar que a alimentação saudável deve ser acompanhada pelo exercício físico, foi realizada uma caminhada no centro da cidade de Tondela, tendo sido entregues cerca de 500 marcadores com sugestões alimentares saudáveis a toda a comunidade.
Acredita-se que as atividades desenvolvidas, no âmbito do Dia Mundial da Alimentação, representaram um contributo efetivo para a sensibilização de toda a comunidade educativa acerca da relevância da presença de hábitos de alimentação saudáveis, sendo possível colocar em discussão alternativas que possam ir de encontro ao modo de vida de cada pessoa. Importa ainda destacar a importância de colocar os alunos em diálogo com a restante comunidade, sendo eles próprios veículo de comunicação para outros e tornando-os parte ativa no seu processo de aprendizagem e crescimento.