02 Dez. 2019

Projeto interdisciplinar “À roda da alimentação”

Os problemas de saúde relacionados com uma alimentação desadequada e desequilibrada estão na ordem do dia e têm motivado inúmeras ações por parte das mais diversas entidades.

Na Escola Básica de Campo de Besteiros, este assunto constitui também uma preocupação, sendo objetivo melhorar os hábitos alimentares dos alunos e da comunidade educativa.
Neste sentido, ao longo dos últimos dois meses, as turmas do 6º ano estiveram envolvidas no projeto interdisciplinar “À roda da alimentação”, constituindo este tema a base das aprendizagens realizadas pelos alunos, nas diferentes disciplinas.
Assim, através da pesquisa de informação, do debate, da realização de experiências e da partilha de informação, os alunos ficaram a conhecer os problemas causados pelo consumo excessivo de sal, de açúcar, de alimentos processados, entre outros, bem como as vantagens e os benefícios de uma alimentação variada e rica em nutrientes, tendo por base a pirâmide alimentar da dieta mediterrânica.
Aprenderam, também, a ler e interpretar rótulos, a confecionar e a preparar refeições saudáveis e participaram numa palestra sobre diabetes, esta levada a cabo em articulação com o PES (Programa de Educação para a Saúde).
Para concluir este projeto, e no âmbito do projeto + Saúde +Sucesso, do programa Portugal 2020 a que o Município se candidatou, numa parceria com a CIM Viseu Dão Lafões, "cofinanciado pela União Europeia através de Fundos Sociais Europeus", os alunos convidaram a nutricionista Emília Rodrigues, para ir à escola realizar uma palestra sobre alimentação saudável e dar alguns conselhos sobre lanches saudáveis, fáceis de levar para qualquer lugar. Convidaram, também, os encarregados de educação para estarem presentes.
No final da sessão, os professores surpreenderam os alunos e respetivos encarregados de educação, oferecendo a cada um uma fatia de bolo saudável (bolo de banana), feito de acordo com a ficha técnica cedida pela nutricionista.