11 Dez. 2019

Avaliação ao programa “Saúde em Dia” e preparação para 2020

A sessão de avaliação do programa “Saúde em Dia”, relativa ao trabalho desenvolvido em 2019, decorreu na tarde do dia 06 de dezembro, na Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Litrela (freguesia de Santiago de Besteiros), envolvendo os parceiros do projeto.

Esta descentralização de iniciativas é, também, uma forma de conhecer as realidades associativas locais e de levar a todo o concelho os responsáveis e promotores das 53 instituições, que coordenam os 88 projetos que decorreram em 2019, para além das mais de três dezenas de técnicos que orientam as atividades semanais de exercício físico, de enfermagem, de nutrição, de desenvolvimento cognitivo, entre outras.
O vice-presidente da Câmara Municipal de Tondela, Pedro Adão, marcou presença nesta sessão de avaliação, onde aproveitou para destacar o percurso vital da Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Litrela, na recuperação do seu património e na dinâmica que implementou ao seu projeto associativo. Agradeceu, também, o empenho voluntário de cada um na promoção da qualidade de vida dos cidadãos em todas as freguesias do concelho, onde decorrem projetos “Saúde em Dia”, que mobilizaram mais de 1.600 participantes.
Nesta sessão foi destacado que houve elevada mobilização de utentes em prática regular e tecnicamente acompanhada de exercício físico semanal (duas a três vezes por semana) nas atividades, as quais se desenvolvem entre aulas de exercício físico e de natação, decorrendo em todas as freguesias e na piscina de Campo de Besteiros.
O total de participantes envolvidos foi de 217 na natação e 1.390 nas restantes atividades, na sua esmagadora maioria com mais de 50 anos.
As enfermeiras Ana Cardoso e Daniela Santos e o técnico Filipe Viana, dos projetos ligados ao CMEF-SABE (Centro Municipal de Exercício Físico Saúde e Bem Estar) - grupos com proximidade às unidades de saúde locais e com participantes, essencialmente, encaminhados pelos médicos de família – apresentaram os dados estatísticos e atividades desenvolvidas em 2019, bem como os dados das avaliações de saúde (IMC; massa gorda; massa muscular; gordura visceral; peso; tensão arterial; índice de glicémia; etc.) que realizaram em cerca de 40 projetos locais envolvendo mais de quatro centenas de cidadãos.
Foi ainda apresentado, pela professora Ana Costa (AEFDT) o novo projeto “Diabetes em Movimento”, que o Município de Tondela desenvolve desde outubro, em parceria com a Direção-Geral de Saúde, a USF de Tondela, a AEFDT e o Clube Atlético de Molelos.
O projeto é dirigido a cidadãos portadores de diabetes tipo 2, encaminhados pelo médico de família, havendo ainda vagas por preencher.
Também em 2019, o Município de Tondela dinamizou o projeto CMEF-SABE, junto da Extensão de Saúde da Lajeosa do Dão (USF Cândido de Figueiredo), que se encontra em pleno desenvolvimento e abrange mais de duas dezenas de pessoas.
Este projeto encontra-se a ser desenvolvido em cinco freguesias (Tondela-Nandufe, Canas de Santa Maria, Campo de Besteiros, Lajeosa do Dão e Molelos), prevendo-se que em 2020 o conceito seja alargado a mais freguesias.
A sessão foi encerrada com algumas propostas dos presentes, nomeadamente sobre a necessidade de uma forte sensibilização dos conceitos de alimentação saudável, a par das sessões de exercício físico semanal.
Seguiu-se um lanche preparado pela Associação de Litrela, animado pela exibição do Grupo de Cavaquinhos de Santiago de Besteiros.
O Município de Tondela lançará em breve o período de candidaturas para os projetos de 2020.