30 Jan. 2020

Exposição itinerante “O Futuro é Amanhã!” – Alterações Climáticas na Biblioteca de Tondela

A Biblioteca Municipal de Tondela acolhe, a partir de hoje, a exposição itinerante “O Futuro é Amanhã!” – Alterações Climáticas, que tem como principal objetivo levar à reflexão, debate e divulgação da problemática das alterações climáticas.

Durante a inauguração desta mostra, a vereadora da Câmara Municipal de Tondela, Sofia Ferreira, apontou que “há muito a fazer” em defesa do nosso território e do nosso planeta.
“Se nós não o fizermos, se vocês que são uma geração mais nova não o fizerem, quem é que o fará?”, referiu às dezenas de alunos presentes.
Na sua intervenção, Sofia Ferreira sublinhou ainda que o futuro do planeta está nas mãos de cada um de nós.
“O que posso fazer para ajudar o planeta, é esta a mensagem que gostaria de vos deixar”, acrescentou.
Já o secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, destacou que o concelho de Tondela já sofreu o fenómeno alterações climáticas, aludindo aos incêndios de outubro de 2017, em que foram fustigadas centenas de habitações e uma extensa área de floresta.
“Nesse dia estavam 30 e tal graus em pleno mês de outubro”, recordou.
Nuno Martinho partilhou também que, quando era criança, as estações do ano estavam muito bem definidas, no entanto, hoje em dia já não temos essa delimitação.
“É este o fenómeno das alterações climáticas e temos de ter um conjunto de comportamentos para nos adaptarmos”, sustentou.
Esta exposição interativa, patente na Biblioteca de Tondela, poderá ser visitada até ao dia 05 de fevereiro.
Trata-se de uma mostra que junta a promoção do sucesso educativo e as alterações climáticas, duas grandes prioridades da CIM Viseu Dão Lafões e apresenta um espaço privilegiado, diferenciado e inovador de acesso ao conhecimento, assente em estratégias de intervenção baseadas na experiência e na reflexão sobre os fenómenos decorrentes das alterações climáticas, criando um espírito de conhecimento pela experiência e visualização, promovendo, assim, o sucesso educativo.
Surge da necessidade de consolidar e divulgar os resultados patentes no Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas do território de Viseu, Dão e Lafões e enquadra-se no projeto “O Futuro é Amanhã”.