03 Ago. 2020

Rota do Megalitismo da Região de Viseu Dão Lafões e Sever de Vouga apresentada em Tondela

O projeto Rota do Megalitismo da Região de Viseu Dão Lafões e Sever de Vouga, desenvolvido numa parceria entre a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (na qualidade de promotora) e o Município de Sever de Vouga (na qualidade de parceiro) foi apresentado, durante a tarde do dia 31 de julho, no Parque Urbano da cidade de Tondela.

Este projeto propõe-se a desenvolver um produto turístico a partir de um dos valores endógenos mais emblemáticos da região Viseu Dão Lafões: os monumentos megalíticos.
Esta rota integra 26 dólmens, sendo 13 monumentos classificados (seis monumento nacional e sete imóveis de interesse público).
O investimento total é de 512 mil euros e engloba 15 municípios. Esta candidatura conta com o apoio do Turismo de Portugal, com um incentivo de 300 mil euros do Programa Valorizar.
Esta ocasião contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, que apelou para que seja aprovada uma outra candidatura intermunicipal de valorização das aldeias do Caramulo, “elemento importante para a requalificação de muitos espaços públicos associados a serviços já criados, seja na restauração ou na hotelaria”.
“Além disso, este projeto visa criar rotas de interação, fomentando uma maior permanência de turistas, além de conferir uma estratégia agregadora de eficiência na promoção turística”, acrescentou.
José António Jesus sublinhou ainda que os municípios envolvidos, e toda a região, depositam forte esperança nesta candidatura, “até porque emergiu do repto lançado no pós-incêndios de 2017, apoiando-se no aviso e anúncios que então foram feitos e para onde foram mobilizados 10 milhões de euros”.
“Seria incompreensível tais apoios não se destinarem a municípios onde se verificou uma das maiores áreas ardidas, como é o caso”, evidenciou.
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, prometeu trabalhar mais arduamente nesta questão do Caramulo e “fazer tudo para se resolver a situação”.
“Há matéria para valorizar a Serra Caramulo. Este assunto está sinalizado”, alegou.
Ao mesmo tempo, a secretária de Estado do Turismo não deixou de valorizar o trabalho da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, em parceria com a entidade regional de Turismo do Centro, na presença de Pedro Machado, presidente desta entidade, destacando a ação continuada e concertada que tem vindo a ser posta no terreno.