04 Ago. 2020

A memória de todos ... sem ruínas

Na passada sexta feira, dia 31 de julho, foi demolido o edifício do antigo restaurante “O Solar”, que é de propriedade privada, tendo o seu proprietário solicitado a devida licença para tal (despacho de pedido de licença para demolição de edifício com data de 22 de julho de 2020).

Como se trata de um edifício de propriedade privada, coube ao seu titular a decisão da sua demolição, uma vez que este imóvel, apesar de antigo, não possuía qualquer tipo de classificação.
Sendo o seu valor arquitetónico reduzido, do ponto de vista formal e legal, não existia qualquer parâmetro ou critério que impedisse a sua demolição.

A par disto, sublinha-se que a Câmara Municipal de Tondela foi, por várias vezes, informada para o facto de que este edifício se encontrava em estado muito avançado de degradação, levantando questões de segurança, salubridade e saúde pública neste espaço, bem como nas imediações.

Ao edifício foram realizadas pelo menos duas vistorias por parte do Município de Tondela, em conjunto com as autoridades de saúde, tendo-se verificado as deficientes condições higiénico-sanitárias em que se encontrava.
Mais se informa que, nessa altura foi uma enorme dificuldade para o Município proceder à notificação dos antigos proprietários, para providenciarem ações de limpeza.
Para além de levantarem questões de segurança de saúde pública, acresce que os edifícios em estado avançado de degradação, em nada dignificam a imagem de uma cidade que se quer viva.

Neste caso específico, o edifício esteve vários anos à venda, sendo visível, de dia para dia, a sua degradação. Os seus anteriores proprietários entenderam não o reabilitar e também não se conhece alguma iniciativa que qualquer entidade pública local haja tomado sobre o mesmo.

A memória é de todos, não é exclusivo de alguns.
No entanto, o valor emocional não se pode confundir com o valor arquitetónico, que neste caso concreto não tem fundamentação.
Todos sabemos que a identidade e a memória de uma cidade são importantes, mas não transformam as ruínas.

Por respeito pela memória e identidade da cidade, o Município de Tondela adquiriu o edifício da antiga Pensão Matos, para o qual está pensado um programa funcional de alojamento.
Mas, seria utópico esperar-se que o Município de Tondela comprasse todos os imóveis degradados e que ficasse com eles, só para se substituir à iniciativa privada.

Regenerar, trazendo mais gente para o núcleo urbano, mais vida e mais atividade, ao invés de ver ruínas que degradam a imagem da urbe, é o caminho de um cidade de futuro. Este é o caminho a seguir, sempre que possível, sem perdermos a nossa matriz e identidade.