02 Dez. 2020

73º Aniversário da Casa do Concelho de Tondela

Todos os anos, a 01 de dezembro, a Casa do Concelho de Tondela em Lisboa celebra o seu aniversário, com um dia de confraternização entre os seus associados e um conjunto de outras casas regionais existentes na capital.
Também todos os anos o Município de Tondela se associa a esta iniciativa, tão relevante para um grande conjunto de tondelenses que, desde há muito, se instalaram em Lisboa.
Este ano, por todas as questões sanitárias bem do nosso conhecimento, não é possível esse encontro.
Ainda assim, o Município de Tondela não poderia deixar de se associar, publicando um texto alusivo ao 73º aniversário da Casa do Concelho de Tondela em Lisboa, em que é reproduzida a acta de fundação da casa, bem como a presença de um sócio honorário com particular relevância.
Desejo de sucesso à Casa do Concelho de Tondela em Lisboa e às suas iniciativas.

Homenagem aos Homens e Mulheres que em 1 de dezembro de 1947 fundaram a Casa do Concelho de Tondela

Caros Sócios, Amigos,
Tondelenses,

A situação difícil que o país atravessa, a obrigatoriedade de confinamento, o cumprimento das regras higiênicas necessárias, o perigo que todos nós corremos, obriga-nos que no dia 1 de dezembro não seja possível festejar, em convívio, o 73º Aniversário desta Instituição regionalista - Casa do Concelho de Tondela.
Mas não se deve apagar a memória dos que defenderam a criação de uma associação que apoiasse os tondelenses em Lisboa em defesa da cultura e tradição.
A Direção pretende homenagear, neste ano atípico, os Tondelenses que no dia 1 de dezembro de 1947, fundaram a casa do concelho de Tondela em Lisboa.
A Acta nº2 da assembleia geral da casa do concelho de Tondela realizada no dia 20 De dezembro de mil Novecentos e quarenta e oito, realizada na sua sede provisória instalada na Casa de Lafões, rua da madalena nº 199 1º drt, reuniu extraordinariamente pelas 21 horas, presidida pelos senhor major Alfredo Pereira da Conceição, secretariado pelos senhores Carlos Augusto d`Almeida e Aníbal Rodrigues do vale.......Nesta reunião foi devido que todos os presentes nessa reunião seriam considerados sócios Apês leitura da acta anterior (1), o senhor Armando Correia Lima, lembrou de ter sido deliberado na sessão anterior que todos os presentes a essa reunião seriam considerados sócios FUNDADORES:

Lista de sócios Fundadores
Armando Correia Lima
Eduardo de Jesus
Rogério Marques
A casa do concelho de Tondela, os seus sócios e os Tondelenses agradecem o seu espírito associativo e a maneira como defenderam as suas, as nossas raízes e cultura.
Muito Obrigado
A Direção

Professor Egas Moniz
Sócio Honorário nº 11 da Casa do concelho de Tondela
Aos dezasseis dias do Mês de janeiro do ano de Mil Novecentos e Cinquenta (Acta nº3) nesta cidade de Lisboa, na Av. Almirante Reis, número duzentos e sessenta, 2º andar direito, sede da casa do concelho de Tondela reuniu ordinariamente pelas 21 horas, a assembleia Geral da Casa do concelho de Tondela, sob a presidência do Major Afredo Pereira da Coneição, secretariado por Anibal Rodrigues do Vale e Ernesto Mendes de Albuquerque ......
Foi aprovado por unanimidade dos presentes a seguinte proposta da Direcção: Atendendo que o Professor Egas Moniz é natural da Beira e está ligado ao nosso concelho, e além disso trata-se de uma pessoa com projecção internacional proponho para que a Assembleia Geral tome a decisão de o felicitar por ter sido agraciado com o prémio Nobel da Medicina, atribuído no ano Findo. A Assembleia aprovou por unanimidade esta proposta. Seguidamente pediu a palavra o sócio número 329, António Marques Mota, o qual disse: que não só se deveria felicitar aquele professor por haver sido tão justamente agraciado com o referido prémio Nobel, como também se devia propor sócio Honorário da nossa casa, a que a assembleia também aprovou por unanimidade. Finalmente foi apresentada a proposta de sócio número onze (11) Nota Biográfica: Nasceu a 29 de Novembro de 1874,Avanca , Estarreja.
Formado em Medicina na Universidade de Coimbra
António Caetano de Abreu Freire de Resende, conhecido como António Egas Moniz (Avanca, Estarreja, 1874 - S.Sebastião da Pedreira, Lisboa, 1955 )
- médico, neurocirurgião, professor, investigador, politico e escritor; investigador e descobridor da arteriografia cerebral ( 1927) e da Leucemia (1935)
Conheceu ELVIRA DE MACEDO DIAS ( Rio de Janeiro, 1884 - Lisboa 1965), de Lobão da Beira , filha de José Joaquim Dias e de sua mulher Matilde Flora de Macedo, com quem se casou a 7 de fevereiro de 1901, em Canas de Sabugosa. O casal não teve filhos.
Foi galardoado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1949, partilhado com o fisiologista suíço Walter Rudolf Hess.