09 Mar. 2021

Festa do Livro e da Leitura 2021 arranca hoje

A edição de 2021 da Festa do Livro e da Leitura arranca hoje, sendo organizada pela Biblioteca Municipal de Tondela e pelas bibliotecas escolares dos agrupamentos de escolas Cândido de Figueiredo e Tomaz Ribeiro, no âmbito da programação anual da Rede de Bibliotecas de Tondela.

O evento, que conta com o apoio técnico e financeiro do Município de Tondela, tem como público-alvo as crianças do pré-escolar e os alunos do 1º ao 3º CEB.
Devido às condicionantes impostas pelo novo confinamento e pelo ensino à distância, o formato tradicional da Festa do Livro e da Leitura, baseado no contacto humano e num ambiente de festa, foi adaptado para ser realizado online através de diversas plataformas de videoconferência e de streaming.
Os alunos podem, assim, assistir a partir de casa às diversas atividades que vão acontecer até 19 de março.
Estas repartem-se por oficinas de escrita criativa e de ilustração, por espetáculos musicais e de teatro baseados em obras da literatura portuguesa, por palestras sobre ecologia e por encontros com autores.
Os nomes em cartaz são bem conhecidos do grande público: o escritor e ilustrador Pedro Seromenho, as escritoras Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada e Alice Cardoso, o músico Daniel Completo, a ilustradora Rachel Caiano, a ativista Ana Milhazes e as companhias de teatro Atrapalharte e Teatro à Solta.
Da programação faz parte também a exposição de fotografia online «Somos Natureza. Descobrir a Beleza. Em Nós. Na Escola», criada pelos alunos do 7º B da Escola Secundária de Tondela. Nela, mostram como exploraram o recinto escolar para revelar a beleza, escondida pelas obras em curso. Basta clicar no link abaixo para visualizá-la.
As atividades online destinadas às crianças do pré-escolar foram, entretanto, adiadas para abril/maio na expetativa da reabertura dos jardins de infância, tornando assim possível que cada criança interaja em conjunto com a turma.
A tradicional feira do livro, que há largos anos tem sido realizada na Biblioteca Municipal no âmbito da Festa do Livro e da Leitura, foi também adiada para data ainda a anunciar.

Link para a exposição online «Somos Natureza. Descobrir a Beleza. Em Nós. Na Escola»: https://rbt.cm-tondela.pt/