08 Jun. 2021

Aluna do concelho de Tondela arrebata segundo lugar no Concurso Nacional de Leitura

A aluna do concelho de Tondela Júlia Santos arrebatou, no dia 05 de junho, o segundo lugar no Concurso Nacional de Leitura.

A derradeira prova da final da 14ª edição Concurso Nacional de Leitura 2020/2021 decorreu no Parque dos Poetas (Oeiras) e levou à identificação dos grandes vencedores.
Júlia de Melo Santos, aluna da Escola Básica de Canas de Santa Maria, chegou à finalíssima e deixou os tondelenses cheios de orgulho ao conseguir o segundo prémio reservado aos concorrentes do 1º Ciclo do Ensino Básico. Bernardo Neves, da Escola Básica David Neto (Portimão), arrebatou o primeiro prémio.
A prova, designada por Prova Oral de Palco, foi constituída pela leitura expressiva de um texto de escolha livre e por uma curta intervenção para justificar a escolha desse texto.
Júlia Santos escolheu o livro "O Leão Que Temos Cá Dentro", escrito por Rachel Bright e ilustrado por Jim Field. Se, para Júlia, as ilustrações são "espetaculares", a história é um verdadeiro ensinamento de como ser forte nos momentos difíceis.
"Todos temos um rato e um leão dentro de nós e, em diferentes fases da vida, nós passamos por ratos e por leões. Dou o exemplo do meu percurso no Concurso Nacional de Leitura: comecei como um ratinho, com medo que algo falhasse, mas, agora, estou aqui a ver o grande júri e sinto-me um leão, cheia de força", referiu.
A apresentação do evento esteve a cargo de Carlos Malato, sendo as boas-vindas dadas pela Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027, Teresa Calçada, e pela escritora Isabel Alçada.
O grande objetivo do Concurso Nacional de Leitura é tornar os livros e a leitura cada vez mais presentes no quotidiano.
No total, a edição deste ano contou com a incrível participação de 3.700 alunos de cerca de 2.300 escolas de Portugal e dos países de expressão portuguesa. Foram também lidas 1.000 obras literárias.