09 Mar. 2022

Biblioteca recebeu fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro acolheu, durante a tarde de ontem, a fase municipal da 15.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, inserida na Festa do Livro e da Leitura.

Nesta fase participaram alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos e do ensino secundário, dos Agrupamentos de Escolas Tomaz Ribeiro e Cândido Figueiredo. As obras a concurso foram “A Caixa de Saudades”, de Rosário Alçada Araújo; “Silka”, de Ilse Losa; “O Longo Caminho para a Igualdade”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada; e o “Ensaio sobre a cegueira” de José Saramago, respetivamente.
Os concorrentes realizaram uma prova de expressão oral com duas componentes, a leitura expressiva de um excerto da obra a concurso e a argumentação sobre um tema relacionado com as obras lidas.
Os alunos apurados do 1.º ciclo foram: Gonçalo Pereira Antunes, da EB Canas de Santa Maria; Inês Antunes Branquinho, da EB de Tondela; e Salvador Dinis Marques Matos, da EB Campo de Besteiros.
No 2.º ciclo foram: Margarida Silva, da EB Campo de Besteiros, Maria Marques Pessoa e Tiago Sousa Martins, da EB Tondela.
No 3.º ciclo foram: Andreia Rodrigues Silva, Lia Pereira Lopes e Maria Figueiredo Marques, da Escola Secundária de Molelos.
No ensino secundário venceram a prova: Madalena Silva e Rafaela Santos, da Escola Secundária de Tondela, e Rodrigo Rafael Cardoso Fernandes, da Escola Secundária de Molelos.
O júri do concurso foi composto por: Helena Duque, coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares; Elisabete Leitão, técnica superior do núcleo de Educação da CIM Viseu Dão Lafões; e por Luísa Melo, bibliotecária da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.
O Concurso Nacional de Leitura tem como objetivo estimular o gosto e os hábitos de leitura dos alunos e melhorar a compreensão leitora.