21 Jun. 2022

Marchas de Santo António encheram de cor e alegria a Avenida ao Tom D’ella

As Marchas de Santo António regressaram em força ao concelho de Tondela, na noite de sábado, com a apresentação do artista João Baião. Após dois anos de paragem, por força da pandemia, a Avenida Ao Tom D’ella encheu-se de cor, música e animação, com 10 marchas, compostas por mais de uma centena de marchantes.

Nesta edição participaram: o Rancho Folclórico de Parada de Gonta, com o tema “As quatro estações”; a A.C.R.D. Rancho Infantil Os Velhos Costumes de Molelos, com o tema “Malmequer”; a Associação dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Tondela, com o tema “Tondela de gente hospitaleira”; a Casa do Benfica do Concelho de Tondela; com o tema “Cantar ao Tom’della”; a AFERT- Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo, com o tema “A união e a paz, o amor constrói a paz”; a Escola Profissional de Tondela, com o tema “É tempo de rock´and roll”; o Grupo Cultural, Recreativo e Desportivo Mocidade Vinhalense, com o tema “Liberdade e a Paz”; o Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Vale, com o tema “Santo António no Coração”; e o Grupo de Teatro Amador “Os Cestos” de Nandufe, com o tema “Nandufe no Coração”. Do concelho de Coimbra participou o Grupo Artístico de Ribeira de Frades, com o tema “Carregais moldou o amor”.
Os grupos foram acompanhados musicalmente pela Banda da Sociedade Filarmónica Tondelense.
A presidente da Câmara Municipal de Tondela, Carla Antunes Borges, que marcou presença neste evento importante para o concelho, com os restantes vereadores, destaca “a importância de se manter viva esta iniciativa, com mais de duas décadas, que reaviva as tradições culturais, num momento de união do tecido associativo do concelho, que prontamente aderiu em grande escala e que proporcionou momentos únicos de animação ao público presente”.
Acrescenta ainda que as Marchas de Santo António são um “bom exemplo do dinamismo das associações locais, que continuam a trabalhar de forma notável em prol da comunidade, conseguindo superar os obstáculos que surgiram devido à pandemia”.