20 Jul. 2022

Reclassificação como Monumento de Interesse Público do Solar de Sant’Ana

Foi recentemente classificado como Imóvel de Interesse Público o chamado Solar de Sant’Ana, edifício típico da arquitetura solarenga da região das Beiras. Presentemente é o núcleo sede do Museu Municipal Terras de Besteiros.

Desde 2006 que estava classificado como Imóvel de Interesse Municipal, pelo que esta nova designação patrimonial vai ao encontro de novas responsabilidades municipais, quer na preservação quer na divulgação do mesmo. O conjunto, constituído por solar (torreão) e capela, esta dedicada a Santa Ana, mãe de Maria, possui retábulo de estilo neoclássico com apontamentos rocaille, cuja bênção foi concedida pelo papa Benedito XIV (1751), reveste-se de particular importância, visto testemunhar vivências e factos históricos de tempos passados, além do valor estético, técnico e material em si mesmo. A localização na malha urbana de Tondela, dá-lhe centralidade do ponto de vista da memória coletiva local.
Daí a fixação de uma Zona Especial de Proteção (ZEP), comum a casos desta natureza, que evita o surgimento de intervenções urbanísticas com impacto negativo no conjunto envolvente ao edifício.