O Museu Terras de Besteiros está instalado num magnífico solar do século XVIII, mandado edificar pelo Padre Alexandre Marques do Valle, na então vila de Tondela.

Como símbolo do estatuto social e da devoção religiosa do seu proprietário, o solar incluía, no alçado oeste, uma capela particular consagrada a Santa Ana.
A padroeira tem ocupado um lugar de grande relevo na tradição da Igreja Católica, surgindo como protetora dos avós (daí a sua celebração a 26 de
julho) e das mulheres com dificuldade em engravidar.
Como ontem foi dia de recordar Santa Ana, o Museu abriu as portas da capela e convidou a população local a (re)visitar aquele espaço tão cheio de grandiosidade histórica e artística. Durante a atividade, que teve lugar no período da manhã, cerca de meia centena de pessoas aceitou o convite do Museu!