20 Fev. 2023

CPCJ de Tondela acompanhou 60 processos em 2022

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco (CPCJ) de Tondela teve em mãos o ano passado 60 processos, mais cinco do que em 2021.

Dos 60 casos acompanhados no último ano, 38 foram novas sinalizações, enquanto que os restantes 22 transitaram no ano anterior ou dizem respeito a processos que foram, entretanto, reabertos. Para este ano de 2023 transitaram 25 processos.
“Em 2022 houve um grande aumento face a 2021, ano em que possivelmente a pandemia pode ter inibido a sinalização de muitas situações dramáticas”, explica Márcio Santos, presidente da CPCJ de Tondela.
A tipologia das situações acompanhas varia em função das idades das crianças e jovens acompanhados. Entre os mais novos, nomeadamente nos escalões dos 0 aos 8 anos, destacam-se as sinalizações por violência doméstica.
Para além desta problemática, na faixa dos 9 aos10 anos começam também a surgir os casos de comportamentos antissociais. A partir dos 11 anos evidencia-se a problemática do absentismo escolar, que está muitas vezes associado ao consumo de álcool ou outras dependências.
“O trabalho da CPCJ, embora procure ser discreto, tem sido essencial para auxiliar tantas crianças e jovens do nosso concelho face a situações de perigo iminente. Desse ponto de vista é um balanço positivo”, refere Márcio Santos, salientando que “há sempre muito trabalho a fazer, em especial no que toca à sensibilização da população”.
“Só descansaremos quando deixarmos de ter crianças e jovens vítimas de uma sociedade tantas vezes injusta para com elas. No passado tivemos uma campanha que tinha por mote `Há segredos que precisam de ser partilhados´, hoje mais do que nunca esta mensagem mantém-se atual e precisa de ser partilhada”, acrescenta.
A CPCJ de Tondela foi pioneira a nível nacional na apresentação de um Plano Local de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, um documento que foi apresentado publicamente o ano passado, após auscultação dos mais novos.
O plano apresenta um conjunto de ações concretas a implementar até 2024 em diversas entidades, desde as escolas, passando pelos centros de saúde, associações, juntas de freguesia, mas também em empresas e comércio local.
Já no próximo dia 10 de março, a comissão vai realizar uma ação para as escolas em colaboração com as associações de pais do concelho. A 17 de março decorrerá uma sessão junto da comunidade médica num dos Centros de Saúde do concelho.
A comissão alargada da CPCJ de Tondela reuniu na última quinta-feira (dia 16 de fevereiro) na CM de Tondela. Para além da reunião de trabalho, os elementos da comissão visitaram as instalações dos paços do concelho e foram informados sobre o funcionamento do município e de algumas medidas adotadas pela autarquia em matéria de ação social e educação direcionadas às crianças e jovens do concelho.