23 Fev. 2023

Câmara de Tondela com saldo de gerência superior a 7 milhões de euros

A Câmara de Tondela obteve um saldo de gerência de mais de 7,7 milhões de euros no exercício de 2022, tendo aprovado, em reunião do executivo, a sua integração no orçamento deste ano.

Segundo a presidente da autarquia, Carla Antunes Borges, a Câmara teve em 2022 uma taxa de execução de cerca de 60% na execução de candidaturas no âmbito do PO2020, encontrando-se na média dos municípios que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.
No exercício relativo ao ano passado, a execução da receita rondou os 85% e da despesa os 65%, o que demonstra, nas palavras da autarca, “o esforço dos serviços no acompanhamento e execução das empreitadas financiadas”.
“No ano passado foram reforçadas equipas técnicas que permitiram a recuperação dos processos quer na área urbanística, quer no acompanhamento de obras financiadas, o que possibilitou a recuperação de receita capital”, diz.
Na reunião extraordinária realizada no início da semana, e para incorporar o saldo positivo de mais de sete milhões de euros, foi ainda aprovada por maioria a primeira alteração ao Orçamento e Grandes Opções do Plano.
O saldo de gerência reforçará, entre outras, as rubricas Funções gerais (584 mil euros), Proteção civil e luta contra incêndios (300 mil euros), Administração geral (284 mil euros), Aquisição de viaturas (250 mil euros) e Conservação/beneficiação de edifícios (150 mil euros), aquisição de terrenos (250 mil euros).
A revisão do Orçamento e das Grandes Opções do Plano terá que passar ainda pelo crivo da Assembleia Municipal, que reúne esta sexta-feira (24 de fevereiro), pelas 14h00, no Auditório Municipal.