01 Mar. 2023

Comissão de Ambiente e Energia do Parlamento visita Tondela

A Comissão de Ambiente e Energia da Assembleia da República visitou esta terça-feira (28 de fevereiro) o concelho de Tondela. A comitiva, composta por 16 deputados, foi recebida no auditório do Museu Terras de Besteiros pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e restantes elementos do executivo municipal.

A autarca disse que Tondela quer continuar a ser um concelho amigo do ambiente e reiterou a abertura do município para que mais empresas ligadas à reciclagem e reutilização dos resíduos possam instalar-se nas zonas industriais existentes no território.
Para facilitar e atrair novos investimentos, Carla Antunes Borges afirmou que a Câmara, no processo de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), está a projetar a criação de uma nova Área Empresarial junto ao aterro do Planalto Beirão, localizado no Borralhal, em Barreiro de Besteiros.
“O nosso território tem preocupações com o ambiente e estamos a criar situações para que as empresas tenham aqui condições de se instalarem, de criar inovação, postos de trabalho, mas acima de tudo um futuro comum melhor, amigo do ambiente, com uma pegada ecológica muito reduzida e com uma sustentabilidade ambiental muito grande e forte”, acrescentou.
Depois da sessão de boas-vindas, e ainda no Museu Terras de Besteiros foi apresentado aos deputados o projeto Hyfuelup, desenvolvido por um consórcio, liderado pelo Colab Bioref e que tem 11 parceiros, que vai produzir biometano na Zona Industrial do Lagedo, em Santiago de Besteiros, a partir de resíduos florestais.
O projeto piloto, que recebeu um financiamento comunitário de 10 milhões de euros, através do programa Horizonte Europa, pretende testar uma nova tecnologia na produção de biocombustível para consumo industrial.
O Hyfuelup vai utilizar instalações que se encontravam desativadas na Área de Acolhimento Empresarial do Lagedo. Os promotores do projeto prometem criar 50 metros cúbicos de biometano hora, de forma inovadora, recorrendo a dois processos, a gasificação e a metanação. A ideia é que depois o conceito seja replicado em solo europeu.
Depois de ouvir as explicações sobre o projeto, a comitiva liderada pelo presidente da Comissão de Ambiente e Energia, Tiago Brandão Rodrigues, visitou o local onde vai ser produzido o biocombustível.
Após o almoço, os deputados deslocaram-se à Interecycling, empresa também sediada na Zona Industrial do Lagedo, que se dedica à reciclagem de equipamentos elétricos e eletrónicos. Entre outras, os parlamentares visitaram a nova unidade de reciclagem da fábrica, que foi financiada em 500 mil euros pelo Compete 2020 e que deverá entrar em laboração dentro de dois meses.
A comitiva contou com a presença de Hugo Carvalho, João Paulo Rebelo e Lúcia Silva, três dos oito deputados eleitos pelo círculo de Viseu.