06 Mar. 2023

Projeto Saúde em Dia chega a mais freguesias do concelho

O Projeto Saúde em Dia desenvolvido desde 2003 pela Câmara de Tondela chegou este ano a mais duas freguesias, Lobão da Beira e Guardão, envolvendo cerca de 750 pessoas.

O programa pretende dar maior qualidade de vida à população, permitindo um envelhecimento ativo graças à prática de exercício físico.
A edição deste ano do Saúde em Dia arrancou a 6 de fevereiro. Ao projeto juntaram-se em 2023 as freguesias de Lobão da Beira e Guardão e uma nova associação, o Centro Social Cultural Desportivo e Recreativo do Carvalhal Carvalhal.
Integram o programa, caminhadas, ações de formação e o Centro Municipal de Exercício Físico, que alia acompanhamento médico à prática do exercício físico. O projeto contempla ainda o Pausa Ativa, que consiste num momento de exercício físico no emprego, muito focado na correção de posturas, e que visa aumentar a qualidade do trabalho.
Este ano há uma novidade, o Aquacare, aulas de natação adaptadas para pessoas com demência, Alzheimer, Parkinson ou que sofreram AVC, numa atividade dirigida também aos seus cuidadores.
O Projeto Saúde em Dia vai realizar-se até ao dia 25 de junho, culminado com uma caminhada.
O programa é orientado por técnicos credenciados para o efeito, decorrendo em cada uma das freguesias participantes.
O Saúde em Dia já obteve reconhecimento a nível nacional e internacional, destacando-se o prémio “Boas Práticas” atribuído em janeiro de 2018 pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.