09 Mar. 2023

Programa de rádio das Bibliotecas de Tondela “Som dos livros” chega ao Spotify

O projeto Som dos Livros, promovido pela Rede de Bibliotecas de Tondela, está agora disponível em formato de podcast no Spotify. Esta é a grande novidade da edição deste ano do programa que foi para o ar pela primeira vez a 19 de outubro de 2016 na rádio Emissora das Beiras.

O Som dos Livros nasceu no seio da Rede de Bibliotecas de Tondela e pretende promover a leitura entre a população estudantil, mas também junto da comunidade em geral.
Desde a primeira emissão que semanalmente um dos parceiros de rede escolhe uma obra literária e num programa áudio de cinco minutos partilha o motivo da sua escolha, fazendo também um pouco da sua leitura de viva voz.
A gravação e edição dos episódios está a cargo dos serviços da Câmara de Tondela.  Muitos dos episódios são gravados por crianças e jovens de todos os níveis de ensino do concelho.
Inicialmente, os programas do Som dos Livros eram transmitidos apenas pela Emissora das Beiras, rádio, sediada na vila do Caramulo, em Tondela, que chega a toda a zona centro do país.
Dois anos depois, em 2018, a Rádio Miúdos associou-se ao projeto, passando a transmitir os programas em dois momentos semanais para todo o mundo. Esta é uma emissora que além da particularidade de ser feita exclusivamente por miúdos, é transmitida exclusivamente online.
Os episódios do Som dos Livros são transmitidos todas as semanas em ambas as emissoras.
Este ano letivo, o projeto ganhou um novo destaque, passando a estar disponível também em podcast no Spotify, uma das plataformas de streaming mais populares do mundo.
Os mais de 200 programas realizados desde que o programa foi para “o ar” a primeira vez estão também disponíveis no portal da rede de bibliotecas de Tondela em http://rbt.cm-tondela.pt .
O Som dos Livros explora as mais variadas obras, das mais básicas tratadas pelas crianças que frequentam os jardins de infância, às mais complexas e científicas que são abordadas pelos alunos do ensino secundário.
Pelo meio há sempre espaço para focar livros de autores do concelho de Tondela. A escolha das obras a destacar está a cargo dos convidados de cada edição.
Em alguns episódios os mais novos são acompanhados pelos pais e avós. Noutros casos, os jovens musicam os seus próprios contos, juntando outras formas de arte ao processo de leitura.
O programa Som dos Livros abre também a porta à comunidade em geral, não poucas vezes conta com a participação de artistas da terra, salientando-se, entre outros, a ACERT.
O projeto dá igualmente espaço a artigos de investigação como aquele foi apresentado recentemente por Hélder Abraços, do Arquivo Municipal de Tondela, ou ainda o trabalho de pesquisa “Molelos - Estudo Monográfico” que tem como coautor o padre Américo Duarte.