17 Mar. 2023

Lançado concurso da terceira fase de ampliação da Zona Industrial do Lajedo

A Câmara Municipal de Tondela lançou, esta semana, a concurso público da terceira e última fase das obras de ampliação da Zona Industrial ao Lajedo, em Santiago de Besteiros. A empreitada está orçada em cerca de 1,7 milhões de euros.

O projeto prevê a execução de arruamentos e acessibilidades aos quatro novos lotes disponíveis para a instalação de empresas. A rua principal, localizada na zona nordeste, nas traseiras da empresa Brose, dará acesso à nova Estação de Tratamento de Águas Residuais do Lajedo.
A empreitada inclui também a infraestruturação dos lotes novos, que passarão a estar ligados às redes de água, saneamento, eletricidade, gás e águas pluviais. Serão igualmente criados passeios. A área de ampliação tem 40 mil metros quadrados.
Está ainda projetada a conclusão de um arruamento a oeste da Zona Industrial, onde está situada a empresa Fresenius Kabi, e o alargamento e reformulação da rotunda de acesso ao parque empresarial, na Estrada Municipal 628, que liga Campo de Besteiros a Vilar de Besteiros.
Os trabalhos deverão ir para o terreno já no mês de maio, estando prevista a sua conclusão em novembro. No total, o município investirá no alargamento da Área de Acolhimento Empresarial do Lajedo 3,1 milhões de euros, dos quais 1,6 nesta terceira fase do projeto.
Na reta final encontra-se o projeto de ampliação da Zona Industrial da Adiça. Nesta altura, estão a ser ultimadas as redes de infraestruturas, prevendo-se o fim dos trabalhos até ao final do primeiro semestre deste ano. As obras no Parque Empresarial da Adiça representam um investimento na ordem dos 3,9 milhões de euros.