21 Mar. 2023

Dezenas de carvalhos plantados no Dia Mundial da Árvore em Barreiro de Besteiros

No dia em que se celebrou o Dia Mundial da Árvore (21 de março) foram plantados dezenas de carvalhos na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo, numa iniciativa da Associação de Municípios do Planalto Beirão (AMRPB), em parceria com Junta local, à qual se associou também a Câmara de Tondela.

A ação de plantação contou com a participação de quatro dezenas de crianças, que frequentam os jardins de infância e a escola do primeiro ciclo da freguesia.
Os mais novos plantaram 80 carvalhos nacionais, num terreno cedido pela União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo.
Na plantação, os alunos contaram com a ajuda de sapadores florestais, bomneiros, elementos e diretores do Planalto Beirão e autarcas, entre eles a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.
“Este momento tem um significado muito especial para o nosso concelho, também para o executivo da Câmara Municipal de Tondela, AMRPB e para a União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo. Marcamos este Dia da Árvore, com um momento muito importante, uma plantação de 80 árvores”, referiu a autarca, salientando que esta iniciativa serve não só “para marcar o início da primavera”, como dar “um sinal de esperança para o futuro”
A autarca, e vogal no Conselho de Administração do Planalto Beirão, disse ainda que a participação das crianças neste tipo de atividade é para manter no futuro, dada a necessidade de sensibilizar e preparar os mais pequenos “para os desafios que aí vêm”.
A plantação realizada esta terça-feira aconteceu no âmbito da ação ambiental da AMRPB “Plante uma árvore com o Planalto Beirão”. Desde o dia 1 de fevereiro, a Associação de Municípios já entregou cerca de cinco mil árvores a habitantes dos 19 municípios da região.