28 Mar. 2023

Sopradas as velas do 10º aniversário do Centro Municipal de Exercício Físico - Saúde e Bem-Estar

O projeto do Centro Municipal de Exercício Físico - Saúde e Bem-Estar (CMEF-SABE) da Câmara de Tondela celebrou este domingo (26 de março) dez anos de atividade.

A data foi assinalada com um convívio de aniversário, que juntou utentes do Centro Municipal e os seus familiares, técnicos afetos ao projeto e alguns convidados.
O vereador do Desporto na autarquia, Francisco Fonseca, também marcou presença na festa de aniversário, que decorreu, num espírito informal e acolhedor, no Pavilhão Multiusos de Canas de Santa Maria (antiga Cruz Vermelha).
O CMEF-SABE foi criado pela autarquia para combater o sedentarismo e a inatividade física, criar hábitos de vida saudáveis e promover um envelhecimento mais ativo e saudável. O projeto é desenvolvido pela Associação de Educação Física Desporto de Tondela (AEFDT).
O programa mobiliza anualmente perto de 100 pessoas e já ajudou a melhorar os índices de saúde e os níveis de bem-estar destes cidadãos, contribuindo ainda para diminuir o isolamento e solidão dos mais idosos.
O sucesso do CMEF-SABE regular de exercício-físico também já foi comprovado pelos médicos dos utentes que frequentam o Centro Municipal.
A sua importante abrangência social e comunitária fez também com que este tivesse recebido as melhores referências de instituições locais, regionais e nacionais, em particular de entidades de referência na área da Saúde como é exemplo o Instituto Dr. Ricardo Jorge.
O CMEF-SABE é um programa que integra o projeto municipal “Saúde em Dia”, que junta os centros de saúde do concelho, as Juntas de Freguesia, coletividades, instituições sociais, a Ageing@Coimbra e a empresa Labesfal-Fresenius Kabi.