28 Mar. 2023

Apoio municipal de 90 mil euros ajuda a manter aberta creche do Recreio do Caramulo

A Câmara de Tondela aprovou esta terça-feira (28 de março), em reunião do executivo, a atribuição de um apoio financeiro de 90 mil euros à Associação de Solidariedade Social Recreio do Caramulo, no Guardão, que vai ajudar a instituição social a manter em funcionamento a creche que é frequentada atualmente por uma dúzia de crianças.

Esta é a única valência do género na serra, abrangendo não só as freguesias do Guardão, Silvares e São João do Monte, mas também outras localidades dos concelhos limítrofes de Vouzela, Oliveira de Frades e Águeda.
Já em dezembro de 2022, a autarquia tinha estabelecido com o Recreio um primeiro protocolo, no valor de 30 mil euros, que visava apoiar as atividades a realizar no primeiro período, tornando assim possível que a creche continuasse aberta. Na altura, a valência dava resposta a cinco crianças.
O subsídio aprovado esta terça-feira vem minorar o desequilíbrio financeiro e o défice de exploração da instituição social no primeiro semestre do presente ano letivo, que comprometem o desenvolvimento e continuidade em atividade da creche.
A comparticipação financeira que o Recreio recebe da Segurança Social pelo funcionamento da valência fica aquém dos gastos. As contas da associação foram ainda penalizadas pelo encerramento do ensino pré-escolar e do lar de infância e juventude, em virtude da cessação dos respetivos acordos de cooperação, que obrigaram ao pagamento de indeminizações aos funcionários despedidos.
Considerando que o encerramento da creche da instituição implicaria consequências dramáticas não só para a vila do Caramulo, como para toda a região, contribuindo para o despovoamento e desertificação, desincentivando a fixação de jovens no território, a autarquia decidiu atribuir este novo apoio financeiro à instituição social.
“Esta é a única valência creche na serra do Caramulo e que dá resposta não só às freguesias do concelho de Tondela, mas também a várias freguesias vizinhas dos concelhos limítrofes”, afirmou, na reunião pública do executivo, a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, salientando que “esta é uma resposta fundamental para que se possa combater o despovoamento nesta região do concelho”.
“É importante criamos condições para que as pessoas se fixem no Caramulo. E para tal, é importante que haja respostas sociais de retaguarda, nomeadamente a creche, daí nós termos comparticipado durante o ano passado e trazemos aqui novamente à Câmara um segundo protocolo que permite que esta valência se mantenha em funcionamento nesta instituição”, concluiu.
Na reunião de Câmara desta terça-feira, o executivo municipal aprovou ainda a atribuição de um apoio de cerca de 19 mil euros à Associação Nacional de Combatentes de Ultramar. Esta verba será investida na realização de obras na sede da coletividade.