31 Out. 2023

Alunos da Secundária de Molelos criaram sobremesas saudáveis

A turma do 9º B da Escola Secundária de Molelos promoveu na passada quarta-feira (25 de outubro), em parceria com a nutricionista da Câmara Municipal de Tondela, Emília Rodrigues, a atividade “Sabores coloridos, saberes adquiridos – de todos e para todos”.

A iniciativa, que envolveu seis disciplinas (TIC, Cidadania e Desenvolvimento, Físico-Química, Ciências Naturais, Educação Especial e Projeto de Educação para a Saúde), decorreu no âmbito das celebrações do Dia Mundial da Alimentação, que é assinalado anualmente a 16 de outubro.

A atividade consistiu na confeção de sobremesas saudáveis, privilegiando-se o consumo de frutos da época, adaptando-se a textura e consistência dos mesmos para que todos os participantes pudessem saborear os alimentos, independentemente das suas restrições alimentares.

Os alunos participaram nesta ação de forma entusiasta, saboreando as diversas ofertas gastronómicas apresentadas. Além dos estudantes também o vice-presidente da Câmara, João Carlos Figueiredo, a diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, entre outros elementos da direção, e utentes da Vários – Cooperativa de Solidariedade Social de Tondela, provaram as iguarias confecionadas pela turma do 9º B da Secundária de Molelos.

A atividade “Sabores coloridos, saberes adquiridos – de todos e para todos” teve como objetivos primordiais o reconhecimento da alimentação como um dos principais determinantes da saúde e a sensibilização da comunidade escolar para a necessidade de realizar uma alimentação saudável, segura e inclusiva, através da implementação de técnicas que permitam adaptar refeições a pessoas com restrições alimentares, valorizando-se a inclusão social.