31 Out. 2023

Técnicos dos SAAS percorrem o concelho

Tal como tem sido hábito nos últimos meses, os técnicos do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS) de Tondela estão a realizar atendimentos sociais nas diferentes freguesias do concelho.

Este atendimento descentralizado iniciou-se em junho, visando chegar a mais situações de emergência social e alcançar um maior número de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

Na manhã do dia 2 de novembro a equipa Meta estará presente em Ferreirós do Dão e durante a tarde em Santiago de Besteiros. A 6 de novembro o atendimento realizar-se-á na sede do SAAS no largo das Finanças, em Tondela.

Já no dia seguinte os técnicos sociais deslocar-se-ão, no período da manhã, à União de Freguesias de S. João do Monte e Mosteirinho e à tarde à freguesia do Guardão.

A 8 de novembro o atendimento será efetuado na União de Freguesias de Caparrosa e Silvares e em Tonda. Um dia depois é a vez da União de Freguesias Mouraz e de Vila Nova da Rainha e da freguesia de Dardavaz receberem os técnicos.

A equipa Meta passará no dia 14 pela União de Freguesias de São Miguel do Outeiro e Sabugosa, no dia 15 por Campo de Besteiros e Castelões e a 16 de novembro por Molelos e Canas de Santa Maria.

O atendimento social realizar-se-á no dia 21 na União de Freguesias de Barreiro de Besteiros e Tourigo e na freguesia de Lobão da Beira, a 22 de novembro decorrerá em Lajeosa do Dão e Parada de Gonta e no dia seguinte na União de Freguesias de Vilar de Besteiros e Mosteiro de Fráguas.

A Câmara Municipal de Tondela coordena o SAAS desde o início do mês de abril. O serviço é dirigido a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, exclusão e emergência social e os beneficiários de Rendimento Social de Inserção (RSI). O atendimento é assegurado por técnicos da Cooperativa Vários, com quem o município protocolou a prestação deste serviço social.

A equipa Metas é constituída por profissionais de Serviço Social, Educação Social, Psicologia e de Ação Direta, que asseguram o atendimento, informação e orientação de cada pessoa e família, tendo em conta os seus direitos, deveres e responsabilidades, bem como os serviços adequados à situação e respetivo encaminhamento. Garantem também a prevenção e resolução de problemas sociais dos cidadãos e agregados familiares.

Os técnicos estão também responsáveis pela avaliação de situações de emergência social de comprovada carência económica, com a atribuição de prestações de caráter eventual, e pelo planeamento e organização de ações de intervenção social.

O SAAS funciona, em permanência, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, na Rua Praceta Dr. Teófilo da Cruz nº22 CV, 3460-073, em Tondela, nas antigas instalações da clínica Enfermédica. O serviço pode ser contactado pelo 912 2642 279, 232 812 703 e e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .