17 Jun. 2022

Câmara Municipal assina protocolo de adesão à Rede de Autarquias para a Igualdade

A Câmara Municipal de Tondela assinou, na semana passada, o protocolo de adesão à Rede de Autarquias para a Igualdade e subscreveu a Carta Europeia para a Igualdade das Mulheres e dos Homens na Vida Local.

A assinatura do protocolo foi feita durante a reunião do Conselho Local de Ação Social de Tondela, presidida pela vereadora Vera Machado, que se realizou no Mercado Velho. “Considerando o reconhecimento da importância da integração da dimensão da igualdade de género nas práticas de cidadania na intervenção municipal, a adesão da Câmara Municipal a esta Rede é fundamental para darmos respostas mais eficazes nas várias áreas”, realça a vereadora.
Durante a sessão, que teve como objetivo a apresentação de vários temas relacionados com o desenvolvimento do trabalho interinstitucional, em diferentes áreas da intervenção social, foram apresentadas as conclusões do plano de diagnóstico do concelho de Tondela, visando a construção do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação enquadrado no projeto “+ Igual Viseu Dão Lafões”.
No âmbito dos Comportamentos Aditivos e Dependências, foram exibidos os diagnósticos dos concelhos de Tondela, Mangualde e Nelas, no âmbito do Plano Operacional de Respostas Integradas.
Na área do envelhecimento ativo, foi dado a conhecer um projeto de performance psicomotora baseada em terapias recreativas. Na área da proteção de crianças e jovens, foi apresentado, pela Comissão de proteção de Crianças e Jovens de Tondela, o Plano Local de Direitos e Proteção de Crianças e Jovens.