A+ A A-

Seminários de Gerontologia

Seminários de Gerontologia


Realiza-se desde 2003 o Seminário de Gerontologia “ A vós, a voz dos avós” tratando-se de uma jornada de reflexão e debate sobre questões associadas ao envelhecimento. Têm sido o resultado do trabalho em parceria não só de diversas entidades locais públicas - Município, Centro de Saúde, Hospital Cândido de Figueiredo, Segurança Social e Ensino Recorrente- a que se tem associado também algumas IPSS concelhias- Vários, Santa Casa da Misericórdia de Tondela, Centro Social e Paroquial de Santiago de Besteiros, Fundação Marcos e Ana Gonçalves, Centro Social do Tourigo .
Tem contado ao longo destes 4 anos com oradores de reconhecida validade académica, científica e profissional, constituindo alguns deles referências nacionais nas respectivas áreas que desenvolvem.


Têm sido Jornadas que apesar, de intensamente trabalhosas, pensamos ter conseguido criar com qualidade, dignos e verdadeiros momentos de reflexão sobre o percurso de envelhecimento, tendo sido extremamente gratificante observar a significativa e crescente adesão e participação que este evento têm tido, de técnicos, idosos, estudantes, vindos de várias zonas do país, a ponto de constituir já, junto de diversas entidades públicas e privadas, de âmbito regional e nacional, marca de qualidade das realizações do Gabinete de Acção Social do Município de Tondela.
Reportando-nos ao seminário deste ano realizado no dia 5 de Junho de 2006, destacamos a presença entre nós do Prof. Doutor Alfredo Bruto da Costa,
Presidente de Conselho Económico e Social que desenvolveu o tema de enquadramento do Seminário sobre “ A participação da pessoa Idosa no processo de desenvolvimento local.”


Seguiram-se os temas “Principais tipos de demência: a doença de Alzheimer”, desenvolvido pela Associação Portuguesa de Familiares e Doentes de Alzheimer e “ Qualidade de Vida na Pessoa com Deficiência” apresentado pela Prof.ª Doutora Maria da Graça Andrada, Presidente da Direcção Nacional da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral.
As experiências Comunitárias do projecto PAII do Centro Social de uma Freguesia de S. Pedro do Sul e de algumas experiências do Programa Recriar o Futuro preencheram a ordem de trabalhos da parte da tarde.
No encerramento contámos com a prestimosa intervenção do Dr. Edmundo Martinho, Presidente do Instituto de Segurança Social IP e do Dr. Manuel de Lemos, Vice- Presidente da União da Misericórdias Portuguesas, após o que se seguiu a interpretação da “Pedra Filosofal”, letra de António Gedeão e música de Manuel Freire, e a finalizar o já tradicional lanhe de frutas & espumante.


Do encerramento constituiu ponto assinalável a publicação do livro “ A Pessoa Idosa- Momentos de reflexão” que reúne as diversas intervenções apresentadas nos 1.ª, 2.º e 3.º seminários de gerontologia realizados em 2003, 2004 e 2005.
Neste sentido, esta publicação municipal, pioneira nesta área, surge-nos com o propósito de poder vir contribuir para o acervo de produção científica nesta matéria e assim alimentar o circuito de informação e reflexão neste âmbito, quer no meio académico, profissional, e/ institucional, bem como junto da população em geral, encontrando-se disponível para venda, no Gabinete de Acção Social do Município.

Fotos do 4º Seminário Gerontologia - 5 de Junho de 2006



Agenda de eventos (2)

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife