20 Jun. 2017

Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro com múltiplas atividades

Árvores decoradas embelezam o Parque Urbano de Tondela

Conforme o esperado, a adesão dos lares e centros de dia do concelho ao concurso “Adota a tua árvore e decora-a” foi bastante significativa, resultando num colorido conjunto de árvores enfeitadas, cuja originalidade e beleza pode ser comprovada por todos aqueles que visitam o Parque Urbano de Tondela por estes dias.
A iniciativa foi promovida pelo Gabinete da Educação do Município através da Biblioteca Municipal e envolveu os idosos das seguintes instituições: ASSODREC de Parada de Gonta, CAL de Lobão da Beira, CAL de Mosteiro de Fráguas, CAL de Vila Nova da Rainha, Associação Social e Cultural do Vale do Dão, Associação de Solidariedade Social de Caparrosa, Centro Paroquial de Canas de Santa Maria, Centro Social Tourigo (IPSS), Centro Social Paroquial S. Salvador de Tonda, Centro Social Paroquial de Molelos, Centro Social Paroquial de Santiago de Besteiros, Fundação Marcos e Ana Gonçalves, Lar do Sameiro, Santa Casa da Misericórdia de Tondela e Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros.
Todas as árvores estão identificadas com o nome da instituição responsável pela decoração e manter-se-ão decoradas até ao final do Verão. Lembramos que todos temos a possibilidade de participar na eleição da árvore mais bonita através da votação on-line, cujo resultado terá o mesmo peso que a votação de um membro do júri. O prazo para a votação online no Facebook da Rede de Bibliotecas de Tondela decorre até ao dia 25 de junho. Participe!

Hora do Conto : “A Joaninha Resmungona”
A dramatização da história “A Joaninha Resmungona” de Eric Carle encerrou as atividades da Hora do Conto deste semestre, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.
Depois de assistirem à dramatização do conto, as crianças foram alertadas para alguns pormenores relacionados com a história que tinham acabado de ouvir, a importância de nos darmos bem uns com os outros, a medição do tempo, as caraterísticas dos animais, etc. Este livro conta a história de uma joaninha conflituosa que desafia e provoca vários animais a lutarem com ela, sem se importar com o seu tamanho, até que dá de caras com um que lhe faz frente. No final, todas as crianças pintaram um desenho em grupo.
No conjunto das duas sessões da Hora do Conto realizadas no dia 8 de junho, participaram um total de 63 crianças dos infantários de Mosteiro de Fráguas, Tonda, Vilar de Besteiros e EB 0 de Tondela.

Concurso Interconcelhio de Leitura
Decorreu no passado sábado, dia 10 de junho, em Santa Comba Dão, a final do Concurso Interconcelhio de Leitura 2017. Inspirado no Concurso Nacional de Leitura, este evento é promovido anualmente pelas Redes de Bibliotecas de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela desde 2015.
Tondela fez-se representar por dois alunos do 1º CEB (Escalão 1) Ana Rita Veiga Nascimento e João Lourosa e duas alunas do 2º CEB (Escalão 2) Lara Gama Teles e Laura Matos (efetivas), uma de cada agrupamento de escolas. A apoiar os alunos estiveram as colegas Inês Sousa e Adélia Jesus (suplentes), familiares, amigos e professores.
Tendo como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino. O concurso abarcou duas provas de leitura expressiva (um texto escolhido pelos concorrentes e outro sorteado) e uma prova de resposta rápida "Mesa de Lâmpadas" em que os concorrentes tinham de responder a um conjunto de perguntas sobre as obras previamente recomendadas para cada ciclo.
Foi notável o empenho e a garra demonstada pelos nossos concorrentes, apesar de nem sempre a sorte ter estado do seu lado. Estão de parabéns pela participação e consideramo-los desde logo vencedores por serem tão bons leitores.

Exposição - Oficina de Escrita – Exercício 1 : Colagem
Até dia 30 de junho, estará patente no hall da Biblioteca Municipal de Tondela a exposição "Oficina de Escrita – Exercício 1: Colagem". A mostra compõe-se de exercícios produzidos nas oficinas de escrita criativa dinamizadas nas Escolas Básicas do Caramulo, Lajeosa do Dão, Secundária de Molelos, Secundária de Tondela e Escola Profissional de Tondela, por Luís Chaves, numa parceria com a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, no decurso da Festa do Livro de Tondela.
Sobre este trabalho, transcrevemos as palavras do formador, "tal como o Cubismo, movimento artístico do início do século XX, inscreveu na História da Arte a utilização da colagem" também nestes exercícios "as palavras, de origens distintas, recortadas em jornais, revistas, publicidade e livros em desuso, foram sendo colocadas, por tentativa, lado a lado até que irrompessem as frases. Exercício de criatividade, de interpretação e de expressão escrita, propôs a livre associação de palavras (de ideias), sem perder a inteligibilidade ou o propósito de comunicar, encetando um “jogo” com o leitor, em que participa a subjetividade de cada uma das partes envolvidas; um encontro a meio do caminho: de um lado, alguém comunica, do outro, alguém depreende. O resultado final da proposta, tal como pode constatar-se na exposição, é muitas vezes surpreendente e desafiante a nível a interpretação. "